Vivência Acadêmica no Mestrado em Ciências da Educação no Paraguai

Cleudes Francisco Itacaramby, Amanda Silva Ferreira Gregório, Jeromice Moreira da Silva

Resumo


Resumo: Este estudo tem como objetivo documentar a experiência acadêmica de professores brasileiros que cursam mestrado em Ciências da Educação no Paraguai, analisando as dinâmicas das aulas, os métodos pedagógicos utilizados e os desafios enfrentados durante esse processo formativo. A pesquisa insere-se no contexto da formação continuada docente, fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica e para a qualificação profissional. O estudo caracteriza-se como um relato de experiência, com abordagem qualitativa e descritiva, baseando-se em observação participante, diário de bordo e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a vivência acadêmica no exterior possibilita aos docentes uma ampliação de perspectivas sobre a educação, favorecendo a troca de experiências, a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas aplicáveis à realidade educacional brasileira. Além disso, destaca-se o impacto desse processo na identidade profissional dos professores, que passam a adotar uma postura mais reflexiva e inovadora em suas práticas. Conclui-se que a formação continuada em um contexto internacional representa uma oportunidade enriquecedora, promovendo a qualificação docente e contribuindo para a transformação do ensino no Brasil.

 

 

Palavras-chave: Formação continuada. Mestrado em Educação. Experiência acadêmica. Educação internacional


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BURGOS, Marcelo. Precarização institucional da escola pública. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2011.

BURGOS, Marcelo; CANEGAL, Cláudia. Educação e desigualdade social. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2011.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

FRANCO, C.; BONAMINO, A. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de fatores intraescolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, n. 37, 2007.

DE ANDRADE, Nathália Caroline Neves; AFONSO, Henrique Weil. A luta pelos espaços de memória da ditadura militar em Recife/PE. ALTUS CIÊNCIA, v. 21, n. 21, p. 28-41, 2023.

DE ANDRADE, Nathália Caroline Neves; FIGUEIRÊDO, Simone de Sá Rosa. O resgate dos espaços de memória na historicidade da justiça de transição no Brasil como mecanismo de efetivação dos direitos humanos. ALTUS CIÊNCIA, v. 21, n. 21, p. 111-120, 2023.

DE PAULA, Letícia; ANDRADE, Silva. Metodologia da História Oral: Desafios e possibilidades de uma prática contra hegemônica. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 147-164, 2024. Disponível em https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4884. Acesso em 02 de fevereiro de 2025.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, DF: Líber Livro, 2005.

GONÇALVES, M. C. da S.; SÍVERES, L. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7250, 2020. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7250. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7250. Acesso em: 22 mar. 2025.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, CA: Sage, 1989.

GOUSGOUNIS, Nikos. A geografia fantástica de Jules Verne de Zanzibar de volta ao Saara ou de" cinco semanas em um balão" à" extraordinária aventura da Missão Barsac" 1863-1905. ALTUS CIÊNCIA, v. 23, n. 23, p. 01-06, 2024. Disponível em http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/290. Acesso em 01 de fevereiro de 2025.

ITACARAMBY, Cleudes Francisco; MARIANO, Iraildes Maria Monteiro; PERES, Juliane Pereira de Santana; CAETANO, Marilda José da Fonseca; SILVA, Jeromice Moreira da. Vida nas fronteiras: uma análise da vida cotidiana nas fronteiras do Paraguai com Brasil e Argentina. ALTUS CIÊNCIA, v. 24, ago./dez. 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13357574. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/294. Acesso em: 21 mar. 2025.

LINHARES FILHO, Ernane Coelho et al. O turismo como fator de avaliação da imagem de um país. ALTUS CIÊNCIA, v. 22, n. 22, p. 222-234, 2024. Disponível em http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/238/188. Acessado em 10 de janeiro de 2025.

LÜCK, Heloísa. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LÜCK, Heloísa. Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola. Série Cadernos de Gestão, Vol. V, 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LÜCK, Heloísa. A Gestão Participativa na Escola. Série Cadernos de Gestão, Vol. III, 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986.

MERRIAM, S. B. Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Hucitec, 2010.

MORAES, Denise Alessandra Palhares Diniz. Gestão Escolar e Desempenho Acadêmico: um estudo de caso em contexto de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.

PEREGRINO, Mônica. Trajetórias Desiguais – Um estudo sobre os processos de escolarização pública de jovens pobres. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2010.

POLON, Thelma L. P. Identificação dos Perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica eficaz nas escolas participantes do Projeto Geres – Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 – Polo Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.

REIS, Iraildes Maria Barbosa; SILVA, Marcio de Oliveira da; OLIVEIRA, Miranilda Pereira Andrade; LIMA, Zélia Maria Barbosa; SILVA, Jeromice Moreira da. A vida cotidiana e a percepção social em Ciudad del Este, Paraguai: um estudo baseado na História Oral. ALTUS CIÊNCIA, v. 24, ago./dez. 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13357600. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/296. Acesso em: 21 mar. 2025.

SAMMONS, Pam. As características-chave das Escolas Eficazes. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. Pesquisa em Eficácia Escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2008. p. 335-382.

SAMMONS, Pam. Findings from Schools Effectiveness Research: Some Implications for Improving the Quality of Schools. In: RIBBINS, P.; BURRIDGE, E. (Eds.). Improving Education: The Issue in Quality. London: Cassel, 1994.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023. Disponível em http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/135. Acesso em 05 de janeiro de 2025.

SILVA, Joyce Mary A. P.; BRIS, Mário Martin. Clima de Trabalho: uma proposta de análise da organização escolar: revisão teórica. Educação: Teoria e Prática, v. 10, n. 19, p. 24-30, 2002.

SADOYAMA, Adriana dos Santos Prado; LEAL, Geraldo Sadoyama; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago. Os círculos dialógicos investigativo-formativos como metodologia de auto (trans) formação dos docentes da Educação Infantil: possibilidades. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 01-11, 2024. Disponível em https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4872. Acesso em 22 de janeiro de 2025.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TEODORO, Nayara Rodrigues; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago. Análise de Conteúdo: um método de qualitativo. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 55-62, 2024.Disponível em https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4876. Acesso em 20 de janeiro de 2025.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.