Do Brasil ao Paraguai: Relato de Experiência Acadêmica no Mestrado em Ciências da Educação

Iraildes Maria Monteiro Mariano, Juliane Pereira de Santana Peres, Jeromice Moreira da Silva

Resumo


Resumo: Este estudo investiga a experiência de professores brasileiros que cursam mestrado no Paraguai, analisando suas motivações, desafios enfrentados e impactos na prática docente. A pesquisa se insere no contexto da internacionalização da formação docente, fenômeno impulsionado pela globalização e pela busca por qualificação profissional além das fronteiras nacionais. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, que utiliza relatos de experiência, observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores em formação. A análise dos dados foi conduzida segundo os princípios da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões discursivos e categorias emergentes. Os resultados indicam que a formação internacional amplia as perspectivas pedagógicas, favorece a adoção de metodologias inovadoras e fortalece a identidade profissional dos docentes. Conclui-se que a experiência do mestrado no exterior não apenas contribui para o aprimoramento individual dos professores, mas também impacta positivamente a qualidade do ensino no Brasil. Dessa forma, a mobilidade acadêmica se revela uma estratégia relevante para a formação continuada, desde que acompanhada de políticas educacionais que garantam sua valorização e aplicabilidade na prática docente.

 

Palavras-chave: Internacionalização. Formação docente. Mobilidade acadêmica. Prática pedagógica. Ensino superior.


Texto completo:

PDF

Referências


ALTBACH, Philip G.; KNIGHT, Jane. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007.

BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão da literatura. London: SAGE, 2007.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. Boston, MA: Allyn & Bacon, 1994.

DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v. 10, p. 199-203, mar. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212007000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2024.

DE ANDRADE, Nathália Caroline Neves; AFONSO, Henrique Weil. A luta pelos espaços de memória da ditadura militar em Recife/PE. ALTUS CIÊNCIA, v. 21, n. 21, p. 28-41, 2023.

DE ANDRADE, Nathália Caroline Neves; FIGUEIRÊDO, Simone de Sá Rosa. O resgate dos espaços de memória na historicidade da justiça de transição no Brasil como mecanismo de efetivação dos direitos humanos. ALTUS CIÊNCIA, v. 21, n. 21, p. 111-120, 2023.

DE PAULA, Letícia; ANDRADE, Silva. Metodologia da História Oral: Desafios e possibilidades de uma prática contra hegemônica. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 147-164, 2024. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4884. Acesso em: 2 fev. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

ITACARAMBY, Cleudes Francisco; MARIANO, Iraildes Maria Monteiro; PERES, Juliane Pereira de Santana; CAETANO, Marilda José da Fonseca; SILVA, Jeromice Moreira da. Vida nas fronteiras: uma análise da vida cotidiana nas fronteiras do Paraguai com Brasil e Argentina. ALTUS CIÊNCIA, v. 24, ago./dez. 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13357574. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/294. Acesso em: 21 mar. 2025.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Narrative Interviewing. London: SAGE Publications, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

LINHARES FILHO, Ernane Coelho et al. O turismo como fator de avaliação da imagem de um país. ALTUS CIÊNCIA, v. 22, n. 22, p. 222-234, 2024. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/238. Acesso em: 8 jan. 2025.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MORIN, Edgar; ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Almeida. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar, Curitiba, UFPR, n. 28, p. 107-124, 2006.

MOURA, Daniela Horta. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2018.

REIS, Iraildes Maria Barbosa; SILVA, Marcio de Oliveira da; OLIVEIRA, Miranilda Pereira Andrade; LIMA, Zélia Maria Barbosa; SILVA, Jeromice Moreira da. A vida cotidiana e a percepção social em Ciudad del Este, Paraguai: um estudo baseado na História Oral. ALTUS CIÊNCIA, v. 24, ago./dez. 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13357600. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/296. Acesso em: 21 mar. 2025.

ROSENTHAL, Gabriele. Interpretative Social Research: An Introduction. Göttingen: Göttingen University Press, 2014.

SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; DA SILVA GONÇALVES, Maria Célia. Profissão docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 2023. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/135. Acesso em: 5 jan. 2025.

TEODORO, Nayara Rodrigues; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago. Análise de conteúdo: um método de qualitativo. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 46, n. 1, p. 55-62, 2024. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4876. Acesso em: 20 jan. 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.