Educação Rural e Institucionalização Escolar: Análise Documental de uma Escola Rural Mista
Resumo
Este estudo sistematiza documentalmente aspectos da gênese e do funcionamento da educação rural no município de Glória de Dourados, então pertencente ao antigo estado de Mato Grosso, nos anos de 1972 e 1974. Tem como objetivo analisar os processos de institucionalização do ensino rural local, examinar as tessituras discursivas que marcaram o movimento ruralista entre as décadas de 1930 e 1940, e elucidar elementos históricos relativos à Escola Rural Mista Municipal de 1º e 2º Graus São José de Glória de Dourados, com base em um corpus documental situado nos recortes temporais mencionados. A pesquisa inscreve-se no campo da História da Educação, adotando uma abordagem historiográfica e documental, com ênfase na análise de fontes primárias, tais como diários de classe, contratos de prestação de serviços, registros de matrícula, mapas mensais e currículos profissionais de docentes. A investigação se justifica pela ausência de estudos prévios sobre a instituição analisada, revelando a importância de ampliar a historiografia educacional no contexto sul-mato-grossense. Ao explorar uma escola até então não documentada academicamente, o estudo revela práticas, sujeitos históricos – professores e alunos –, materiais pedagógicos e dinâmicas próprias da cultura escolar rural, contribuindo para o entendimento das especificidades da educação em territórios interioranos. Assim, propõe-se como uma contribuição significativa à construção de um arcabouço teórico voltado à compreensão da historicidade das instituições escolares no Sul do antigo Mato Grosso, inscrevendo-se em um debate mais amplo sobre a historicidade das instituições escolares em espaços interioranos.
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PDFReferências
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