Psicologia da educação: o papel do professor de educação infantil no processo e formação da criança disléxica
Resumo
Resumo: Este artigo analisa o papel do professor da Educação Infantil no processo de formação da criança disléxica, com base em uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica. A partir dos fundamentos da Psicologia da Educação e da Educação Inclusiva, busca-se compreender como a atuação docente pode influenciar positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social desses alunos. Autoras como Mantoan, Shaywitz e Fonseca são utilizadas para embasar a discussão, reforçando a importância de estratégias pedagógicas flexíveis, da escuta ativa e da valorização das especificidades das crianças com dislexia. Além disso, discute-se o papel da família como coautora do processo educativo e a necessidade de políticas públicas que garantam formação continuada aos educadores. O trabalho conclui que a efetiva inclusão passa pela construção de práticas humanizadas e pela articulação entre escola, família e comunidade.
Palavras-chave: Dislexia; Educação Infantil; Professor; Inclusão Escolar; Psicologia da Educação.
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PDFReferências
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