Bibliometria das teses dos Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia no Brasil. Bibliometrics of the theses of the Postgraduate Programs in Physiotherapy in Brazil

Guilherme Tavares de Arruda, Vivian Carla Florianovicz

Resumo


Objetivo: realizar uma revisão bibliométrica das teses vinculadas aos PPG em fisioterapia com doutorado no Brasil. Fonte de dados: a busca pelos PPG deu-se por meio da área de avaliação “Educação Física” e subárea “Fisioterapia e Terapia Ocupacional” dos cursos avaliados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2015 e 2019. A busca pelas teses e classificação da área de formação dos autores ocorreu em duas etapas. Em primeiro momento, foram identificados aspectos das produções como ano da defesa, gênero do autor, especialidade da fisioterapia em que se enquadra o trabalho, palavras-chave dos resumos e delineamento do estudo. Na segunda etapa, foi realizada uma busca nos currículos dos autores dos trabalhos, por meio da Plataforma Lattes, para verificar a formação acadêmica dos mesmos. Síntese dos dados: foram analisadas 251 teses, sendo que a maioria possuía delineamento quantitativo (79,28%), possuíam como autores principais mulheres (66,55%), foram classificadas na área Traumato-Ortopédica (17,13%) e continham como palavras-chave “idoso”, “muscular” e “envelhecimento”. Em relação à área de formação dos autores, a maioria (78,48%) tinha formação apenas em Fisioterapia. Conclusão: a área Traumato-Ortopédica ainda é a mais procurada pelos pesquisadores e mais estudada nos PPG com doutorado do Brasil. Além disso, os estudos têm se concentrado na população idosa e nas questões relacionadas ao envelhecimento, refletindo a transformação social que está acontecendo a nível mundial.

Palavras-chave: bibliometria; fisioterapia; educação em saúde.

 

Abstract

Objective: to perform a bibliometric review of the theses linked to PGP in PT with doctorate in Brazil. Data sources: the search for the PGP took place through the evaluation area “Physical Education” and subarea “Physical Therapy and Occupational Therapy” of the courses evaluated and recognized by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) between 2015 and 2019. The search for theses and classification of the authors' training area occured in two stages. First, aspects of the productions were identified, such as the year of the defense, the author's genre, the PT specialty in which the work fits, the keywords of the abstracts and the study design. Second, a search was made in the authors' curricula, through the Plataforma Lattes to verify their academic background. Summary of the data: 251 theses were analyzed, most of which had quantitative design (79.28%), had as main authors women (66.55%), were classified in Trauma-Orthopedic area (17.13%) and contained as keywords “elderly”, “muscular” and “aging”. Regarding the area of training of the authors, most (78.48%) had training only in PT. Conclusion: the Traumato-Orthopedic area is still the most sought after by researchers and most studied in PGP with doctorate degrees in Brazil. In addition, studies have focused on the elderly and aging issues, reflecting the social transformation that is taking place worldwide.

Keywords: bibliometrics; physical therapy specialty; health education.


Palavras-chave


Bibliometria; Fisioterapia; Educação em Saúde.

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Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde - RBPeCS - ISSN: 2446-5577


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