ABSENTEÍSMO DOCENTE E OS FATORES ASSOCIADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Introdução: O absenteísmo docente, se caracteriza na ausência do professor em sala de aula e as reais condições pelas quais isto acontece e se desenvolve, indica um assunto de interesse público por influenciar o cotidiano escolar. Objetivos: Buscar na literatura estudos que identifiquem as prováveis causas do absenteísmo docente, a influência da atividade docente e o seu adoecimento. Métodos: Revisão integrativa nas bases de dados: SCIELO, WEB OF SCIENCE, BIREME. Resultados: 33 estudos atenderam aos critérios de inclusão. Houve predomínio de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais. Quanto às características principais: sexo feminino, idade entre 22 e 60 anos; tempo de atuação entre 9 a 35 anos; jornada acima de 40 horas/semanal. Instalando-se a insatisfação e o desgaste com o acúmulo de tarefas e jornadas excessivas. Considerações finais: O absenteísmo docente está apensado a diversos fatores desencadeantes, que podem ter ligação com o seu trabalho pela alta demanda e precariedade do estado. O adoecimento do professor pode motivar os afastamentos por atestados médicos, que podem culminar com a ausência do profissional resultando em prejuízos econômicos e educacionais para o sistema educacional brasileiro. Conclusão: Evidenciou-se o absenteísmo-doença como iminente indicador das condições de adoecimento e de trabalho, além da necessidade de estratégias de prevenção e reabilitação em políticas de saúde do trabalhador voltadas aos docentes.
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