EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o cotidiano do Deficiente Visual no ensino fundamental
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacaoinclusiva-foco-nas-redes-de-apoio . Consultado em: 23/01/2020.
ANJOS, Adriana Domingos dos. Alunos Cegos e de Baixa Visão no Meio Escolar.
Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/alunoscegos/. Consultado em:
/01/2020.
BASTOS, M.C.O.; MARAVALHAS, M. R. G. Os benefícios das tecnologias assistivas
para a aprendizagem e desenvolvimento educacional de alunos com deficiência
visual. Artefactum – revista de estudos em linguagem e tecnologia ano VII – n° 02 /
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao
_______ LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Lei 4.024/61.
_______ LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Lei 9394/96.
_______ LBI – Lei Brasileira de Inclusão. Lei 13.146/2015.
CARVALHO, R. E. Diversidade como paradigma de ação pedagógica na Educação.
In: Revista da Educação Especial. MEC/SEESP. Out. 2005.
FREITAS, Maria Isabel Castreghini de e VENTORINI, Silvia Elena. (Orgs.)
Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí,
Paco Editorial: 2011.
JACCOUD, L.; CARDOSO JR., J. C. Políticas sociais no Brasil: organização,
abrangência e tensões da ação estatal. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão social e
políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada, 2005. p. 181-260. Disponível em:
&catid=301>. Acesso em: 5 jul. 2017.
LOCH, Ruth E. N. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da
Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 35 - 58, 2008. Disponível in:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia
Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA
PERSPECTIVA INCLUSIVA. Cartilha para pais, estudantes e profissionais da
educação. Disponível em:
http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/A_Educacao_Especial_Perspecti
va%20Inclusiva_18cmx25cm.pdf. Consultado em: 23/01/2019
Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. CAP CENTRO DE APOIO
PEDAGÓGICO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - Histórico e
Diretrizes de Funcionamento. Disponível em: 67
Educação In Loco, v.02, n. 02, jan.-jun. 2021 - ISSN 2675-4304
http://seeensinoespecial.educacao.mg.gov.br/images/stories/easygallery/cap-centro-deapoio-pedagogico-as-pessoas-com-deficiencia-visual.pdf Consultado em: 23/01/2020.
SENA, C. C. R. G. de A Cartografia Tátil como aliada da deficiência visual: necessidades
de perspectivas de orientação e mobilidade In: FREITAS, de e VENTORINI, Silvia
Elena. (Orgs.) Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência
visual. Jundiaí, Paco Editorial: 2011
Apontamentos
- Não há apontamentos.