EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Kelly Simone de Araújo, Rosa Jussara de Bomfim Silva

Resumo


O presente artigo tem por objetivo abordar a contribuição da escola para que por meio das ações de intervenção, os alunos e toda comunidade escolar se sintam motivados a refletir e mudar os hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida, hábitos mais saudáveis e prevenção de doenças. As ações de conscientização sobre uma alimentação saudável contaram com a participação do professor de Biologia em interdisciplinaridade com as demais disciplinas em parceria com o nutricionista do Programa Saúde na Escola e toda comunidade escolar. Para a realização deste trabalho a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica fundamentada em livros e artigos e a pesquisa-ação colaborativa de caráter qualiquantitativa descritiva. E para a fundamentação teórica foram abordadas legislações que balizam a pesquisa em questão. Os resultados apontam possibilidades e desafios para a mudança no hábito alimentar dos alunos, que participaram efetivamente das atividades propostas, e realmente compreenderam que a alimentação está diretamente ligada à saúde e como consequência mudaram seus hábitos alimentares na escola, passaram a provar novos alimentos e orientaram os colegas para que também o fizessem, além de estimular a família sobre uma nova forma de alimentar. Dessa forma, conclui-se que a educação alimentar e nutricional voltada para a conscientização, educação e prática, produz efeitos positivos na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na construção do conhecimento do indivíduo estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis para viver hoje e no futuro.

 


Palavras-chave


Saúde na escola; Alimentação saudável; Prática docente.

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