EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO E BNCC: DESAFIOS

Ingrid Carvalho Mello, Rosa Jussara Bomfim Silva

Resumo


O presente estudo busca refletir sobre as novas perspectivas introduzidas pela BNCC no que tange o ensino da educação física escolar no ensino médio, e os desafios inerentes ao ensino médio noturno, em relação à disciplina de educação física. Através de uma revisão da literatura buscamos trazer à luz os possíveis avanços e desafios da diretriz. Os dados para a pesquisa foram obtidos através da base de dados do Portal da Capes e a análise do documento oficial da Base Nacional Comum Curricular. Após analisar os dados, fica evidente que a educação física é um elemento que possibilita inúmeras contribuições positivas para as crianças, para os jovens e adultos. Contudo, as brechas determinadas por Lei, permanecem na BNCC e podem se tornar um entrave, tornando a sua possibilidade facultativa em algo de praxe. Gerando um esvaziamento considerável e desproporcional nas aulas de educação física, podendo acarretar prejuízos aos estudantes e ainda, implica o não cumprimento do papel da escola em proporcionar uma educação geral de qualidade, para todos e com a oferta igualitária de todos os conteúdos.


Palavras-chave


educação física; ensino médio; noturno; BNCC.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2001c.

DARIDO, S. C et al. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Revista Motriz, v. 5, n° 2, p. 138-145. 2/1999.

SILVA, A. J. F. da .; ARAÚJO, A. C. de; SANTOS, A. de P. dos . Educação física escolar no ensino médio noturno: um estado da arte. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021009, 2021.

SHNEIDER E BUENO MATOS, J. C.; SCHNEIDER, O.; MELLO, A. da S.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. dos. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 123–148, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.34213.

SOUZA JÚNIOR, M., Barboza, R. de G., LORENZINI, A. R., Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 33(Rev. Bras. Ciênc. Esporte, 2011 33(2)). https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000200008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.