EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
Resumo
No contexto atual sabemos que a Educação Inclusiva é um grande desafio para o gestor escolar, uma vez que a sociedade se democratiza e transforma a todo momento, diante dessa perspectiva este trabalho tem como objetivo enfatizar o papel do gestor escolar frente aos desafios de Educação inclusiva voltada para a verdadeira necessidade dos alunos, dentro do contexto da gestão escolar. O texto aborda a importância de uma escola inclusiva de uma gestão escolar focada nas reais necessidades do aluno publico da educação especial observando que a instituição escolar tem sua função social, que está voltada para o conhecimento a socialização, sendo um espaço de flexibilização de padrões e regras para garantir uma educação humanista e um espaço social acolhedor para todos. Essa pesquisa bibliográfica, enfatiza a inclusão social e a importância do papel do gestor escolar neste processo com uma gestão focada no papel inclusivo viabilizando o processo da inclusão educacional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO, R.E. A nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 2001.
CARVALHO, R.E. Educação Inclusiva: com os pingos nos” is” .S. Ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2008.
ESTEBAN, Maria Tereza. Repensando o fracasso escolar. Cadernos CEDES. V.28, p.75-86. Campinas: Papirus, 1992.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª. ed. rev e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2017. 304 p.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 31-186.
MANTOAN, M.T.E. Todas as crianças são bem – vindas a escola. São Paulo: UNICAMP, 2003. Disponível em:
MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas.
São Paulo: Cortez, 1996.
MAZZILLO, I. B. C. V. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão. In: MAZZILLO, I. B. C. V. Inclusão Escolar: Dissonâncias entre Teoria e Pratica. – Curitiba:IESDE Brasil S. A, 2008.
OLIVEIRA, Eloíza G. de .; SÀ, Márcia S. M.. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão. In: Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão – Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
ROSA, S.P da S. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão. In: ROSA, S.P da S. Trabalhando com o aluno portador de deficiência mental – Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na Área das Necessidades Educativas Especiais. Ministério da Educação e Ciência de Espanha: Salamanca, Espanha, 1994.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.