FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Anatache Carvalho de Souza Vieira, Dalci Aparecida da Silva, Rosa Jussara Bonfim Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo ressaltar a importância da formação de professores da educação infantil, mediante os desafios encontrados para atuação. Este visa a necessidade de professores serem capacitados, uma vez que esta formação refletir-se-á no futuro educacional, buscando analisar instrumentos legais, compreendendo a educação infantil como um direito social. Objetiva responder a problemática no que se refere ao perfil do professor, suas habilidades e competências que favorecem aos alunos uma educação transformadora e eficaz. O presente artigo está apoiado nas leis desenvolvidas para a formação do professor na educação infantil, do ponto de vista de teóricos e estudiosos como: Freire, Pimenta, Emília Ferreiro, Cristovam Buarque e Piaget. É uma pesquisa de natureza qualitativa que foca em compreender comportamentos, pontos de vista, ideias, entre outros. Com base na pesquisa percebemos a necessidade de interversões no que diz respeito a formação continuada do professor.     

 


Palavras-chave


formação do professor da educação infantil; requisitos e habilidades principais; perfil do professor.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIN, S. Maria Costa de. Carnaval e Máscaras: A Magia da Cena Brincante da cidade de Rio de Contas. Salvador: Ed. Autor, 2006.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo. Quilombolas: Tradições e cultura da resistência. São Paulo: Aori Comunicação, 2006.

ARAGÃO, Milena C.; KREUTZ, Lúcio. A docência na EDUCAÇÃO INFANTIL: representações, identidade e práticas. Publicado 15 de junho de 2013.https. file:///C:/Users/WORK/Downloads/749-Texto%20do%20artigo-1238-1-10-20170828.pdf.Acesso 18/05/2022.

ARCE, A.; BALDAN, M. A criança menor de três anos produz cultura? Criação e reprodução em debate na apropriação da cultura por crianças pequenas. In: Arce, A.; Martins, L.M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009. p.187-204.

BANDEIRA, Lourdes; e COSTA, Arthur T. Maranhão. Apresentação. In: Sociedade e Estado: Inovações no campo da Metodologia das Ciências Sociais. Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. V.I, N.1(1986) - Brasília. O Departamento, 1986.

BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. 5ª ed. São Paulo/ Brasília: Hucitec/UNB, 1987.

BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionário geográfico de Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1995.

BUONOCORE, Jackson César. A didática do afeto: o amor como forma de ensinar. Revista Prosa Verso e Arte. Disponível em link https://www.revistaprosaversoearte.com/a-didatica-do-afeto-o-amor-como-forma-de-ensinar/. Acesso: 31/10/2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: Acesso em: 25 de mar. 2022.

BRASIL. MEC lançará formação para professores da educação infantil, Publicado em 18/10/2021 17h39 Atualizado em 18/10/2021 17h40, Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Acesso:09 de maio de 2022.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO de 2020, Publicado em: 29/10/2020 | Edição: 208 | Seção: 1 | Página: 103 - Órgão: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Política da Formação Continuada de Professores. Acesso em 09 de maio de 2022.

BRASIL,1998, propiciar de situações de cuidados brincadeiras e aprendizagens orientadas. Acesso em 18/05/2022.

CAIADO, Elem Campos. CANAL DO EDUCADOR, respeitando os limites de aprendizagem de cada aluno. Equipe-BRASIL-ESCOLA 2022: Acesso em 09 de maio de 2022.

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012, CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Acesso em 08 de novembro 2022

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

CLÍMACO, Inês. Vivescer o dançarino: reflexões sobre o corpo improvisacional e suas interfaces com a educação na primeira infância. Anais ABRACE, v. 20, n. 1, 2019.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996. Acesso em 10 de maio de 2022.

MATOS, Lima. A desvalorização salarial do professor na educação infantil. NP - As melhores Notícias, Junho 2017. Acesso: 31/10/2022.

OVERRATH, Fábiola; CRIVELARO, Lara Andrea. Valorização dos educadores: debate e contexto. Revista Educação, 2022. Disponível em link https://revistaeducacao.com.br/2022/01/14/valorizacao-professores/. Acesso em: 13/10/2022.

ROCHA, H.H.P. A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Higiene de São Paulo (1918-1925). Campinas, SP: Mercado de Letras, São Paulo: Fapesp, 2003 a.

SARAVALI, E. G. (2008). Contribuições da teoria de Piaget para a formação de professores. ETD - Educação Temática Digital, 5(2), 23–41. https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.759. Acesso em 18/05/2022

SAVANI, Demerval. Saber escola, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SILVA, Rosa Jussara Bonfim. Um estudo interativo acerca da teoria Walloniana RJB Silva- Revista Educação In Loco, 2021 - revistas.icesp.br: Acesso em 11/10/2022.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes Europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

TAVARES, M.C.C. Imagem Corporal: Conceito e Desenvolvimento. São Paulo: Manole. 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.