formação de professores; valorização docente; formação continuada.

Laurícia Rodrigues Nascimento Tibério de Lima, Glória Aparecida Ramos, Rosa Jussara Bonfim Silva

Resumo


Resumo: A busca pela qualidade da Educação como um direito de todos, envolve variados fatores que devem nortear a formulação de políticas educacionais, dentre eles: o reconhecimento do valor da profissão docente pela sociedade que perpassa pela formação, condições de trabalho e salário digno. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou: analisar o processo histórico da formação de professores e as diretrizes que norteiam essa formação. Como objetivos específicos, pretendeu-se: apresentar a evolução da formação docente e sua influência para a qualidade do ensino; refletir sobre os processos de formação e valorização docente e enfatizar as possibilidades de uma formação docente sólida e multidisciplinar. Para tanto, foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica e de campo para atingir os objetivos deste trabalho. Salienta-se que, não basta o domínio de conteúdo específicos ou pedagógicos para alguém se tornar um bom professor, também não é suficiente estar em contato apenas com a prática para se garantir uma formação docente de qualidade. Portanto, a prática pedagógica não é isenta de conhecimentos teóricos e que estes, por sua vez, ganham novos significados quando diante da realidade escolar.           


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