A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Alessandra A. Brandão Silva, Rosa Jussara Bonfim Silva

Resumo


Resumo: Introdução: A neurociência é considerada uma prática interdisciplinar, que envolve áreas diversas e disciplinas científicas, relacionadas para adquirir informações e resoluções de problemas e mudanças de comportamento, relacionando os processos químicos e interações ambientais que se aproximam e se complementam. Na neurociência, é possível entender como se aprende, qual a melhor maneira de que se dispõe para ensinar e quais as ferramentas que se pode utilizar para facilitar a tarefa de lecionar para aquele que se encontra com dificuldade de concentração, espacial, emocional e biológica. No mais, a neurociência pode trazer ao aluno uma melhor aprendizagem e, portanto, melhor qualidade de vida. Para    entendermos a neurociência, buscamos sua origem e seu conceito que abrange uma área interdisciplinar e o estudo do cérebro humano em um processo de contextos e épocas dissemelhantes. Objetivo: refletir sobre a importância da prática da neurociência na Educação. Materiais e Métodos: A metodologia utilizada se ancorou em uma revisão bibliográfica com as bases de dados: Google Acadêmico e Scielo (Scientific Eletronic Library Online), além de livros, teses e dissertações. Entre os anos 2010 e 2020. Sendo utilizado como critério os idiomas: Português e Inglês. Resultado: Foram selecionados e discutidos um total de 16 artigos. Conclusão: Foi possível concluir que a neurociência oferece um grande potencial para a pesquisa educacional e sua aplicação em sala de aula. Mas, faz-se necessário construir elos entre a neurociência e a prática educacional.


Palavras-chave


Neurociência. Educação. Aprendizagem.

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