EDUCAÇÃO ESPECIAL E CRIATIVIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO À LUZ DA LEGISLAÇÃO

Danusa Fátima da Silva Campos, Rosa Jussara Bonfim Silva

Resumo


Os estudantes público alvo da educação especial têm garantido o acesso e permanência na escola regular, porém muitas vezes o direito à aprendizagem significativa e de qualidade é negado a estes estudantes. O artigo apresenta uma revisão teórica acerca da criatividade no trabalho pedagógico como estratégia para uma efetiva inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de artigos produzidos entre 2007 e 2023 visando discutir sobre a criatividade no trabalho educativo para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Percebe-se que há escassos artigos publicados sobre o tema criatividade e educação especial e que tal temática permite um amplo viés de estudo. Após a leitura dos textos encontrados percebe-se que a criatividade pode ser exercitada através da arte, da tecnologia, dentre outras inúmeras formas presentes no trabalho pedagógico dos professores, favorecendo uma educação mais inclusiva. Diante da diversidade de estudantes que compõe uma sala de aula inclusiva, os educadores devem buscar soluções que vão além do que já foi feito, sempre com elevada expectativa junto aos estudantes e embasados nas legislações que regulamentam a temática inclusão escolar.


Palavras-chave


educação especial; criatividade; aprendizagem significativa.

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