O CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Resumo: O resente artigo traz uma abordagem situacional dentro do contexto da prática pedagógica, utilizando para isso a análise bibliográfica. A cada dia se torna mais urgente pensar a educação de forma mais contextualizada e voltada para as questões sociais do Brasil e do mundo, urge hoje a necessidade de uma educação que perceba o outro e o seu meio, na busca de uma aprendizagem partilhada, tendo em vista que a escola está interligada aos problemas de cada tempo na sociedade, bem como com as inovações e conflitos existenciais, portanto é influenciada pelos jogos de poderes, não podendo assim ser negado que os conflitos que a sociedade vive hoje estão diretamente relacionados aos desafios do (a) educador (a) em sala de aula e consequentemente com todo o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CREMA, Roberto. Compreensão: convergência entre o saber e o ser. ALMEIDA, Maria da Conceição. MORAES, Maria Cândida etal (org.). Os sete saberes necessários à educação do presente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012, p. 227- 246.
DEMO. Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
DEMO. Pedro. Politicidade da aprendizagem. In: SÍVERES, Luiz (Org). Educação Superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília, DF: Universa; Líber Livro, 2010, p.33-62.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Compromisso. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.
Horizontes Educacionales, vol. 15, n° 1, 69-79, 2010b.
KONDO, Edson Kenji. Economia da vida: compreendendo o papel da mão invisível na ajuda aos pobres. Revista de Educação ANEC, Brasília: v 39, n. 152, jan/jun, - 2010a, p. 29-35.
KONDO, Edson Kenji; GOMES, Reinaldo Tadeu. Evaluation driven Higher Education Policy in Brazil: Current results and future prospects. 21st Century University: Building Sustainable Communities of Growth and Development Workshop 26 – 28 August 2010, DePaul University, Chicago, Illinois
MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Traduzido por Paula Yone Strob. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.