FORMAÇÂO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Resumo
Resumo: Para exercer a função de professor alfabetizador, o profissional deve ter ciência de que o trabalho demanda maior empenho em relação às demais etapas. O bom professor tem domínio da turma, do conteúdo aplicado, é carismático, envolve toda a turma na atividade proposta e consegue alfabetizar seus alunos. O objetivo deste trabalho é analisar os conceitos de letramento e alfabetização no contexto educacional e social, e a formação do professor para o exercício da alfabetização. A metodologia utilizada nesse artigo foi estudo de caso, com pesquisa qualitativa, por meio de aplicação de entrevista aplicada a três professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, respaldada em estudos bibliográficos. Atuar com competência nas aulas de alfabetização vai além do domínio do conteúdo, afinal, alfabetizadores são alfabetizados. Domina o conteúdo para trabalhar com os alunos. Mas é importante pensar nas especificidades didáticas desse conteúdo. A formação de professores no curso pedagógico deve levar em conta o perfil do professor alfabetizador. É importante compreender o processo de alfabetização como uma jornada complexa que deve ser objeto de estudos e pesquisas.
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PDFReferências
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