AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como tema a linguagem nas mensagens trocadas via aplicativos de comunicação instantânea buscando responder ao questionamento sobre qual seria o impacto do uso dos aplicativos de mensagens instantâneas na escrita da língua portuguesa, e tem como objetivo analisar pesquisas acadêmicas verificando se elas apontam como os aplicativos de mensagens instantâneas – TWITTER, INSTAGRAN, WHATSAPP - influenciam a estrutura da linguagem na escrita da língua portuguesa. A pesquisa em questão se constitui por meio de um levantamento bibliográfico de estudos acadêmicos que investigaram a linguagem mediada pelas tecnologias digitais. No procedimento metodológico, definiu-se como Corpus, Trabalhos Acadêmicos do repositório da Capes que trataram de assuntos relacionados à Aplicativos de Comunicação Instantânea. Pelas análises dos trabalhos acadêmicos selecionados comprovou-se a hipótese de que a linguagem nos aplicativos influencia diretamente a estrutura da linguagem na escrita da língua e essa se modifica a partir do recurso (aplicativo) escolhido para interação. Além disso, comprovou-se ainda por meio das análises o impacto do uso dos aplicativos de mensagens instantâneas na escrita da língua portuguesa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. I Mostra de Trabalhos Científicos, Anais .... 2015.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Porto Alegre: UFRGS, 2010
ROCHA, Silva e Filho. Uma proposta de aplicação da tecnologia adaptativa na teoria algorítmica do aprendizado. In: Terceiro Workshop de Tecnologia Adaptativa - WTA 2009. EPUSP, 2009.
SHOHAMY, E.; GURTER, D. Linguistic Landscape: Expanding the Scenery. Routledge: Oxon, 2009.
SOLIMAN, A.; SALEM, M. S. Investigating Intention to Use Mobile Instant Messenger: The Influence of Sociability, Self-Expressiveness, and Enjoyment. The Journal of American Academy of Business, v. 19, n. 2, março de 2014.
SOUSA, R. M. de. Introdução In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et. al. (orgs.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
VILAÇA e Araújo. Tecnologia, sociedade e educação na era digital, Marcio Luiz Correia Vilaça e Elaine Vasques Ferreira de Araújo, Duque de Caxias/RJ, Unigranrio, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.