ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO (Enfermagem)
Resumo
O câncer de colo de útero é considerado um dos maiores causadores de neoplasia entre as mulheres no Brasil. A incidência do câncer uterino está diretamente associada aos fatores de risco e a baixa adesão às medidas preventivas para detecção da doença. O diagnóstico tardio procrastina o tratamento e piora o prognóstico. O enfermeiro atua em todas as fases, desde a educação em saúde, prevenção, diagnóstico precoce e as condutas necessárias perante os resultados. Este trabalho pautou-se na revisão bibliográfica de caráter descritivo em base de dados virtuais. Foram empregados artigos publicados no período de 2010 a 2022, em português. O enfermeiro exerce papel primordial no processo de prevenção e promoção de saúde, onde o seu atendimento está voltado para desenvolvimento de uma assistência holística, efetiva, integral, tanto nas ações preventivas e educativas, quanto no tratamento do paciente portador de doença oncológica.
Palavras chaves: Câncer de colo de útero, enfermeiro, citopatológico, hpv, oncologia
Texto completo:
PDFReferências
ABRANTES, Jayra Juliana Paiva Alves. Avaliação do perfil da resposta imune presente na mucosa da cérvice uterina de mulheres infectadas pelo HPV. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
ANJOS, Eduarda Ferreira dos et al . Atuação de profissionais de saúde e qualidade das ações no controle de câncer cervicouterino: um estudo transversal. Esc. Anna Nery, v. 26, e20210137, 2022 . Disponível em:
. Acesso em 21/05/2022
AOYAMA , Elisângela Andrade et al. Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero. Brazilian Journal of Health Review., Curitiba, v. 2, n. 1, p. 162-170, jan./feb.2019. Disponível em : https://brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/877/760
Acesso em : 04/04/2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

