AÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO TERCIÁRIA: ATENDIMENTO À MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA CAUSADA PELO COVID 19 (Enfermagen)
Resumo
A violência doméstica é um problema considerado de saúde pública. A luta pela liberdade e igualdade das mulheres vem ganhando força, conquistando seu espaço e direitos na sociedade. Com o surgimento da pandemia percebeu-se a necessidade de uma ampliação dos modelos de assistência da enfermagem para a identificação hábil e a notificação correta. O presente artigo tem como objetivo identificar na literatura as ações do enfermeiro na atenção terciária no atendimento à mulher vítima de violência doméstica em tempos de pandemia causada pelo COVID19. A análise dos achados permitiu uma reflexão sobre casos de violência contra a mulher e o impacto na assistência de enfermagem no atual cenário.Trata-se de um estudo descritivo, analítico, crítico e reflexivo sobre o tema proposto. Nota-se a importância de uma gestão preparada para situações inesperadas e uma equipe atualizada constantemente garantindo uma assistência de qualidade e a dignidade dessas mulheres.
PALAVRAS CHAVES: Violência doméstica; COVID19; Enfermeiro; Atenção terciária.
Texto completo:
PDFReferências
ACOSTA, Daniele , et al. Aspecto Éticos E Legais no Cuidado de Enfermagem às
Vítimas de Violência Doméstica. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(3). Disponível em: . Acesso em 08 maio.2022.
BRASIL. Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República. Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília/DF, 2011. Disponível
emhttps://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/rede-de-enfrenta mento-a-violencia-contra-as-mulheres. Acesso em 12 de jUL. 2022.
BRASIL- Constituição 1934: Assembléia Nacional Constituinte; emendas à redação final: Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1934. Disponível em:
. Acesso em 25 abril. 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

