ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA AUXILIAR CRIANÇAS NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (SISTEMAS DE INFORMAÇÃO)
Resumo
Este trabalho constitui-se na análise da viabilidade técnica para o desenvolvimento de um MVP de jogo educacional para auxiliar crianças no ensino de lógica de programação. A análise realizada permeia as etapas de desenvolvimento de um jogo educacional capaz de auxiliar crianças a compreenderem lógica de programação de forma simplificada e interativa. A utilização da metodologia Lean Startup no desenvolvimento do jogo resultou na criação da primeira versão de um produto mínimo viável para coleta de métricas da primeira versão, ajustes e validação da ferramenta. O resultado foi obtido após a execução completa do ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender, onde o feedback gerado por uma amostra de pessoas indicou pontos de ajuste para melhorias na primeira versão do jogo. Foi constatada a viabilidade técnica da construção de um MVP de jogo educacional capaz de auxiliar no ensino de lógica de programação para crianças. A implementação do Lean Startup durante o processo de desenvolvimento do
MVP foi fundamental para alcançar os objetivos específicos e o geral, resultando na criação do jogo.
Palavras-Chave: jogo educacional; lógica de programação; análise de viabilidade; MVP.
Texto completo:
PDFReferências
BERARDI, Daniela; CALVANESE, Diego; DE GIACOMO, Giuseppe. Reasoning on UML classdiagrams. Artificial intelligence
BEZERRA, André Luis Rodovalho. Modelagem de Processos. 2009.
CARVALHO, Técia. O que é gestão de projetos? Aprenda como ela te auxilia nas atividades do negócio, Voitto, 2020. Disponível em:. Acesso em: 20 de abr. de 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

