Iridologia em Medicina Veterinária. Estudos Iridológicos no Gato Doméstico (Felis catus). (VETERINÁRIA)
Resumo
Os olhos sempre foram objeto de fascínio pela humanidade. Registros sobre sinais encontrados na íris em pessoas e suas correlações com o surgimento de doenças são muito antigos, mas coube a Ignatez Von Peczeley, na Hungria, o mérito de codificá-los e criar dessa forma a iridologia. Na medicina veterinária esse recurso diagnóstico é ainda muito pouco usado. O presente trabalho foi realizado para aprimorar o Mapa Iridológico Veterinário no gato doméstico (Felis catus) com o uso de um software desenvolvido para a iridologia humana. Foram avaliados métodos de contenção, tomadas de fotografia e a correspondência dos pontos registrados pelo software e um mapa iridológico clássico proposto por Batello e Costa(2019). Os resultados encontrados permitiram estabelecer a correspondência entre os plotes do software e o mapa iridológico de Battelo, o que sugere que o software possa ser empregado na rotina de iridodiagnose
felina.
Palavras-Chave: Iridologia; Medicina Veterinária; Gato Doméstico; Medicina Felina.
Texto completo:
PDFReferências
CARVAJAL. R. R. Manual practico de iridologia canina e felina. Testis presentada ante la División de Estudios Professionales de la Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia de la Universidad Nacional Autonoma de Mexico. 1987. 192 p.
COSTA, V. T. Iridologia. 2007. Monografia (Especialização Latu sensu em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais) – Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro, 2007.
FEITOSA, F. L. F. Contenção Física de Animais Domésticos. In: FEITOSA, F. L. F. Semiologia Veterinária: A Arte do Diagnóstico. 3 ed. São Paul: Roca, 2014. P. 29-45.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

