UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ERA PÓS PANDÊMICA (PEDAGOGIA)
Resumo
No ano de 2020, fomos surpreendidos pela onda do COVID-19, pandemia que trouxe inúmeros desafios para a população mundial. O vírus se espalhou tão rapidamente que a única saída foi impor o isolamento à população mundial, com milhares de pessoas dentro de suas casas para evitar ainda mais o avanço da contaminação. Diante disso, a educação também foi um dos alvos mais atingidos e
prejudicados devido a essa propagação do vírus. Estudantes e corpo docente tiveram que deixar a sala de aula presencial para se adaptar ao novo método, a nova metodologia de aprendizagem, o ensino remoto. No entanto, o foco deste artigo está ligado à educação infantil. Como nossas crianças conduziram todas as adversidades? Como o ensino híbrido contribuiu para a alfabetização, e, mais importante, quais são os maiores desafios encontrados para alfabetizar na era
pós-pandêmica? No âmbito deste artigo, busca-se realizar uma análise mais aprofundada da temática, abordando as complexas nuances identificadas na contemporaneidade no que diz respeito ao processo de alfabetização.
Palavras-Chave: pós- pandemia; alfabetização; tecnologia; desafios.
Texto completo:
PDFReferências
AMANTE, Lúcia. As tecnologias digitais na escola e na educação infantil. In: TIC e emergência da Linguagem Escrita. Pinhais: Editora Melo 2011
ALMEIDA,Tamiris. Após a pandemia, dobra o número de crianças sem acesso à alfabetização. Futura.17/03/2023. Disponível em:
HTTP://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/apos-pandemia-dobra-o-numero-de-criancas-se m-acesso-alfabetizacao . Acesso em: 24/11/2023.
ARAUJO;Ana Lídia. Pandemia acentua deficit educacional e exige ações do poder público.2021.Agência Senado. Disponível em;
https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit educacional-e-exige-ac oes-do-poder-publico Acesso em : 25/11/2023
ABE,Stephane Kim.Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia. CENPEC.2022. Disponível em:
https://www.cenpec.org.br/noticias/os-desafios-e-as-boas-praticas-da-alfabetizacao-no-pos-pandemia acesso em 05/11/2023
ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-seis, v. 23, p. 3-20, 2021.
Disponivel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179 acesso em 10/09/2023
Apontamentos
- Não há apontamentos.

