COMUNIDADE LGBTQIA + DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. (DIREITO)

Michael Santos, Natally Carneiro, Luiz Visentin

Resumo


A principal razão para a escolha desse tema é abordar as discussões sobre a importância dos direitos das pessoas LGBTQIA+, historicamente vítimas de violência discriminatórias, devendo então o Poder Público e a sociedade garantir que haja o mínimo de humanidade e direitos humanos no tratamento desses presos. Não obstante, o estudo torna-se relevante porque trata da precariedade do sistema prisional brasileiro. Além disso, o tema LGBTQIA+ tem grande repercussão social devido à discriminação ainda existente na sociedade atual.
Entretanto, o presente estudo também sugere uma discussão sobre este assunto, o que torna um grande diferencial na vida dessas pessoas que muitas das vezes são excluídas da sociedade, tendo em vista os desafios que os mesmos têm diante de abusos institucionais, contribuindo para haver uma ampliação dos sistemas de proteção de direitos humanos da população prisional e, por consequência, uma maior complexidade diante do sistema prisional para garantir a efetividade dos seus direitos.
Palavras-Chave: execução penal; comunidade LGBTQIA +; prisões


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil:

promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168p. (Série Legislação Brasileira)

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm acesso em

/12/2023

CUNHA, Rogério Sanches. Lei de Execução Penal. 7o Ed. rev. atualizada e amp. Editora Juspodivm, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.