ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS DA COLESTASE INTRA-HEPÁTICA GESTACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA (ENFERMAGEM)
Resumo
Introdução: A colestase intra-hepática gestacional é uma doença rara que se desencadeia devido ao processo gestacional, ocorre quando há frequência de pruridos e elementos com ascensão de altos níveis plasmáticos, de enzimas hepáticas e ácidos biliares. Essa condição apresenta mudanças nas funções hepáticas do organismo, resultando em prurido intenso e desconforto abdominal, essas alterações cessam de maneira natural após o parto. Objetivo: Descrever as manifestações clínicas e as alternativas de tratamento da colestase intra-hepática gestacional evidenciadas pela literatura científica. Métodos: Refere-se por uma revisão bibliográfica de literatura, essa análise foi de correção qualitativa e exploratória, é considerada uma metodologia de pesquisa que possibilita integrar e incluir as evidências científicas decorrente da colestase intra-hepática gestacional. Essa metodologia tem como objetivo gerar certificação para a fundação do referencial, delimitando um aprofundamento do conhecimento específico. Resultado: Esse trabalho alcançou evidências e descreveu a importância do diagnóstico precoce da colestase intra- hepática gestacional, estabelecendo a diminuição de riscos durante a gestação. Considerações finais: O intuito deste trabalho é alcançar evidências e descrever a importância do diagnóstico precoce da colestase intra-hepática gestacional, estabelecendo a diminuição de riscos durante a gestação. Destacando as manifestações clínicas caracterizada por prurido intenso, dor abdominal, colúria e acolia fecal em elevadasintomatologia, podendo desenvolver outras complicações. O objetivo do tratamento da colestase é proporcionar alívio dos sintomas e gerar prevenção de complicações, algumas medidas podem ser adotadas, incluindo o uso de medicamentos e o monitoramento dos níveis de ácidos biliares no sangue.
Palavras-Chave: Colestase Intra-Hepática gestacional; enfermagem; manifestações clínicas.
Texto completo:
PDFReferências
BRÁS, Susana et al. Alterações fisiológicas e dermatoses específicas da gravidez. Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology, v. 73, n. 4, p. 413- 423, 2015. Disponível em: .
Acesso em: 28 fev. 2023.
BULECHEK, Gloria M; BUTCHER, Howard K; DOCHTERMAN, Joanne McCloskey. Classificação das Intervenções de Enfermagem - NIC. 6. ed. São Paulo (SP): Elsevier; 2016.
CORREIA PACHECO, Álvaro José et al. COLESTASE INTRA-HEPÁTICA DA
GRAVIDEZ: RELATO DE CASO. Arquivos de Saúde, Biologia e Sociedade-ASBS, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2019. Disponível em:
. Acesso em: 3 abr. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

