MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NA CULTURA DO TOMATE NO DISTRITO FEDERAL (AGRONOMIA)

Bruno Figueiredo de Moraes, Nathanny Sousa de Albuquerque, Ricardo Meneses Sayd

Resumo


O tomate (Solanum lycopersicum) originou-se nos Andes, foi domesticado no México e cultivado na Europa no século XVI, chegando ao Brasil pelos colonizadores europeus. Seu cultivo requer boa luminosidade, temperaturas amenas e umidade moderada devido à sua origem andina. O tomateiro enfrenta muitos problemas fitossanitários, sendo alvo de diversas pragas e doenças, o que leva ao uso intensivo de agrotóxicos. O uso indiscriminado desses produtos aumenta a resistência das pragas, contamina alimentos, solos e águas, e pode desequilibrar ecossistemas. As pragas no cultivo do tomate são um problema significativo, sendo divididas em pragas-chave, como traça (Tuta absoluta), mosca-branca (Bemisia tabaci) e Tripes (Thysanoptera), e pragas secundárias, que são menos destrutivas. Novos métodos de controle estão sendo estudados para obter resultados mais eficientes e com menos efeitos adversos. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma alternativa que combina métodos e técnicas para gerenciar a população de pragas de forma eficaz e econômica, reduzindo danos ao meio ambiente e melhorando a qualidade dos frutos. O MIP envolve monitoramento, tomada de decisão, controle biológico, cultural, físico e químico seletivo.

Texto completo:

PDF

Referências


LEITE, G.L.D; COSTA, C.A; ALMEIDA, C.I.M.; PICANÇO, M. Efeito da adubação sobre a incidência de traça-do-tomateiro e alternaria em plantas de tomate. Horticultura Brasileira, Brasília, v.21. 3, p 448-451, setembro 2003.

LOPES, Carlos Alberto et al. Doenças do tomateiro. 3. ed. Brasília: Embrapa, 2021. 16-204 p.

MACHADO, Túlio de Almeida. Avaliação da colheita e transporte do tomate industrial. Viçosa, MG, Brasil, 2018;

PAES, A. Ariane; OLIVEIRA, P. Carolina: Inovações no controle biológico de pragas e doenças no cultivo protegido e em campo de tomateiro. Itapeva – SP, 2020.

SIEGFRIED MUELLER; ANDERSON FERNANDO WAMSER; ATSOU SUZUKI; WALTER F BECKER. Produtividade de tomate sob adubação orgânica e complementação com adubos minerais. Horticultura Brasileira, v. 31, n. 1, p. 14-20, 2013;

SILVA, Willian Monesi et al. Desafios e perspectivas do manejo da traça do tomateiro. São Paulo, 2022.

TAVARES, R. Swany; Resistência de genótipos de tomateiro e Tetranychus evansi. Pelotas, 2019.

WAQUIL, J. M. (s.d.). Manejo integrado de pragas:revisão histórica e perspectivas.

PICANÇO, M. C. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. Viçosa, 2010.

LOPES, Carlos Alberto et. al. Doenças do tomateiro cultivado em ambiente protegido. Brasília, 2010.

LINS JUNIOR, Juracy Caldeira. Manejo Integrado de Pragas na Cultura do Tomate: Uma Estratégia para a Redução do Uso de Agrotóxicos. Revista Extensão em Foco, v.7, n.1, p. 6-22, 2019.

BAD JOEL, Joel. Tomateiro Tipo Salada: Cultivo e Manejo. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.