EFEITO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES ADUBOS ORG NICOS EM COMPARAÇÃO COM A ADUBAÇÃO QUÍMICA NO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PIMENTA DE CHEIRO (AGRONOMIA)

Eduardo Moura Santos, Marcelo Felipe Alves Peixoto, Nayara Carvalho

Resumo


A pimenta de cheiro (Capsicum chinense), pertencente à família Solanaceae, variedade amplamente  utilizada na culinária brasileira, ao gênero Capsicum, que possui aproximadamente 36 espécies botânica de  pimenta e pimentões, divididas entre domesticadas, semidomesticadas e silvestres. Caracteriza-se pelo aroma intenso (presença de capsaiscina), sabor marcante, diversos formatos e cores, diferenciando e valorizando a culinária brasileira. Cultivada em todas as regiões do Brasil, integrando o pequeno produtor e a agricultura familiar aoz agronegócio, embora não haja uma estimativa exata da produção, possui valor de mercado e grandes programas de melhoramento em andamento. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar cinco tratamentos de adubação (esterco bovino, esterco ovino, cama de frango, NPK 10-10-10 e testemunha) relacionados com o desenvolvimento e produção da pimenta de cheiro em solo da região do cerrado brasileiro. Aos 90 dias de plantio, foram realizadas as avaliações para número de flores por planta (NF), número de frutos por planta (NF), peso de matéria fresca (PMF), altura da planta (AP) e comprimento da raiz (CR). Realizou-se o delineamento em blocos casualizados (DBC), com cinco tratamentos e quatro repetições. Diante dos resultados observados, o tratamento que apresentou melhor desenvolvimento da planta e maior produção foi o NPK. Esse estudo trouxe informações importantes, para compreender como a variação de adubação pode afetar o desenvolvimento e a produção da pimenta de cheiro, assimilando as necessidades e disponibilidade de recurso de cada produtor.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, F. S. F.; PINHEIRO, R. R. O esterco caprino e ovino como fonte de renda.2007. Acesso em: 01 jun 2024 .

BISSANI, C.A.; GIANELLO.C.; TEDESCO, M.J.; CAMARGO, F.A., O. Fertilidade dos solos e Manejo da Adubação de Culturas. Porto Alegre, 2004, Anexo 04, p 301-302. acesso em : 20 de junho de 2024.

EMBRAPA; Pimenta ( Capsicum spp.). Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pimenta/Pi menta_capsicum_spp/tratosculturais. html Acessado em 27 de abril de 2023.

FIGUEIRA, F. A. R. (2013) .Novo Manual de Olericultura: Agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa, MG: Editora UFV.

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura. Viçosa: Editora UFV, 2000

Garruña-Hernández R, R Orellana, A Larque-Saavedra & amp; A Canto. 2014. Understanding the physiological responses of a tropical crop (CapsicumchinenseJacq.) at high temperature. PLoS One. 9:

e111402. HENZ, G. P. Disponível em: http://www.cnph.embrapa.br/paginas/sistemas_producao/cultiv o_da_pimenta/colheita_pos_colheita.htm Acessado em: 10 de junho de 2024.

HENZ, G. P. Disponível em:

http://www.cnph.embrapa.br/paginas/sistemas_producao/cultivo_da_pimenta/colheita_pos_colheita.htm Acessado em: 10 de abril de 2023.

INSTITUTO AGRISTAR. AGRISTAR TRADICIONAL-HORTALIÇAS-PIMENTA DE CHEIRO. Disponivel em: https://agristar.com.br/topseed-garden/tradicional-hortalicas/pimenta-de-cheiro-do-norte. Acesso em 02 mar. 2024.

JESUS, G. C. R. de; NETO, E. C. de F.BARRAQUE, M. J. M.; MESQUITA, P. H. G.; CURVÊLO, C. R. da S.;CANTUÁRIO, F. S. de; SALOMÃO, L. C.; PEREIRA, A. I. A. Qualidade e produtividade de variedades botânicas de pimenta (capsicum chinense) fora da região Amazônica, seu centro de diversificação ,Brazilian Journal of Development, [S. l.], v.6, n.5, p. 32378–32389, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n5-618. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10840. Acesso em: 17 jun. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.