INCIDÊNCIA DE ARTRÓPODES PRAGA NA CULTURA DO GRÃO DE BICO SUBMETIDO A APLICAÇÃO DE SILÍCIO FOLIAR (AGRONOMIA)

Gisleni Silva Viana, Luciana Morais de Freitas

Resumo


O estudo investigou a aplicação de silício via foliar na redução da incidência de artrópodes-praga na cultura do grão-de-bico, realizado em campo aberto em uma propriedade rural de Planaltina-GO. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso (DBC) com quatro tratamentos distintos: T1 (controle, sem silício), T2 (25g de silício), T3 (50g de silício) e T4 (75g de silício). A aplicação de silício começou 30 dias após o plantio e foi repetida quinzenalmente até a completa formação das vagens. Os resultados indicaram uma tendência de diminuição no número de pragas, especialmente lagartas, Helicoverpa armigera e Chloridea virescens, nos tratamentos com doses intermediárias de silício (T2 e T3), embora essas diferenças não tenham sido estatisticamente significativas. Este estudo destaca a relevância de um manejo integrado utilizando silício para aumentar a resistência das plantas e diminuir a necessidade de pesticidas químicos, contribuindo assim para a agricultura sustentável. A pesquisa sugere que o silício pode ser uma ferramenta valiosa para o manejo de pragas, promovendo a saúde das plantas e a produtividade das culturas.

Texto completo:

PDF

Referências


Carvalho, D. P. (2013). Flutuação populacional de adultos de cigarrinha-verde (Empoasca sp.) e avaliação de produtos alternativos em populações de Empoasca sp.e ácaros fitófagos na cultura do pinhão-manso em Mato Grosso do Sul.Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) –Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 51f.

COSTA, A. C. R. ADUBAÇÃO COM SILÍCIO NA CULTURA DO GRÃO-DE-BICO.2021. 51 p. Dissertação ( Mestrado- de pós graduação mestrado acadêmico em produção vegetal apresentada ) unidade de Ipameri, Universidade Estadual de Goiás, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/801/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Alana%20%28Vers%c3%a3o%20final%29%20%281%29.pdf.

DIAS, F. V, 2023. DESEMPENHO DE CULTIVARES DE GRÃO DE BICO EM IPAMERI GOIÁS .https://repositorio.ueg.br/jspui/bitstream/riueg/1500/2/FERNANDA%20VAZ%20DIAS.pdf

SOUZA, C. V. A. CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GRÃO-DE-BICO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS. 2019, 52 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Brasília/Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019. Disponível em: Alice: Características agronômicas e qualidade fisiológica de sementes de grão-de-bico em função da densidade de plantas.

JÚNIOR, C.B, 2019. Resistência de cultivares de grão-de-bico à Chloridea virescens (Lepidoptera: Noctuidae).https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/565/1/tcc_C%C3%A9lio%20Borella%20J%C3%BAnior.pdf

SOUZA,N. C. M, SAJEDI, E. J. L, CASTRO, M. NASCIMENTO, W. M, SILVA, PA. 2019.Trichogramma pretiosum no controle de ovos de Helicoverpa armigera em diferentes cultivares de grão-de-bico, 2 ̊ CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1 Laboratório de Entomologia, Embrapa Hortaliças, Brasília-DF, Brasil.

ROSA, A. J, 2021, AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE DANO DE Chloridea virescens (FABRICIUS) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) EM GRÃO-DE-BICO. Dissertação apresentada ao Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas. https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2349/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O.pdf .

REYES, C. P. Os Desafios da OLERICULTURA; Pragas na cultura do grão-de-bico no Brasil, 2019. https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1109559/1/digitalizar0211.pdf.

SOUZA,N. C. M, SAJEDI, E. J. L, CASTRO, M. NASCIMENTO, W. M, SILVA, PA. 2019.Trichogramma pretiosum no controle de ovos de Helicoverpa armigera em diferentes cultivares de grão-de-bico, 2 ̊ CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1 Laboratório de Entomologia, Embrapa Hortaliças, Brasília-DF, Brasil.

TEIXEIRA, F. L. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE GRÃO-DE-BICO (Cicer arietinum L.) À Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE). 2023, 30 p. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Produção Vegetal) -- Unidade de Ipameri, Universidade Estadual de Goiás, 2023. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/1235/2/Tese%20finalizada%20FREDERICO%20TEIXEIRA.pdf.

MARIANO. L. A. O GRÃO-DE-BICO (Cicer arietinum L.) COMO OPORTUNIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA EM CRISTALINA, GOIÁS, 2020. O GRÃO-DE-BICO (Cicer arietinum L.) COMO OPORTUNIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA EM CRISTALINA, GOIÁS


Apontamentos

  • Não há apontamentos.