ACESSO AO CRÉDITO RURAL POR AGRICULTORES FAMILIARES (AGRONOMIA)

Verônica Borges dos Santos, Rayane Bálsamo

Resumo


No Brasil, a Agricultura Familiar é caracterizada pela produção diversificada de uma ampla variedade de alimentos, promovendo a geração de empregos no campo e o desenvolvimento das zonas rurais. No entanto, os agricultores familiares enfrentam a limitação de não possuir o capital necessário para expandir suas propriedades, adquirir insumos essenciais, equipamentos e incorporar tecnologias que poderiam impulsionar a produtividade. Diante disso, o Crédito Rural apresenta várias ferramentas de incentivo a essa categoria, ao qual se destaca o PRONAF que foi criado com o principal objetivo de oferecer o suporte necessário para que os agricultores familiares possam crescer. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar os principais desafios do acesso ao Crédito rural para os agricultores familiares do Brasil. Esta pesquisa foi feita a partir de revisão de literatura em três etapas: a primeira consistiu no estudo exploratório sobre o tema da Agricultura Familiar e Crédito Rural. Na segunda etapa foi desenvolvida a redação das partes do artigo. A terceira e última etapa constituiu a organização, gráfica e estética e apresentação oral do trabalho. Concluiu-se que,  ao  mesmo tempo que existem inúmeras ferramentas de acesso ao crédito, é evidente que ainda há um gargalo em gerar informações claras e fornecer orientações específicas aos agricultores familiares. A partir dessas reflexões, é fundamental a atuação intensificada das Assistências Técnicas que tem o papel de aproximar os produtores rurais e contribuir significativamente para disseminação das informações e auxílio na obtenção do Crédito Rural.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, J.A.; VIEIRA FILHO, J.E.R. ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PRONAF NA AGRICULTURA DO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2016. Texto para Discussão Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rio de Janeiro, v. 2412, p. 7-52, set. 2018. Disponível em : https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_2412_.pdf. Acesso em: 22 de set. 2023.

ARAÚJO,B.C.; LI.D.L. CRÉDITO RURAL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Brasília, v. 1, p. 225-258, jan. 2019.Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=34375. Acesso em: 01 mar. 2024.

ASSUNÇÃO, J.; COSTA, D. R. M.; SOUZA, P. RESUMO PARA POLÍTICA PÚBLICA. O PAPEL DAS COOPERATIVAS NO CRÉDITO RURAL: CRÉDITO COOPERATIVO CRESCE EM MEIO À CRISE ECONÔMICA E AUXILIA NA INCLUSÃO DE PEQUENO PRODUTOR. Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT): Climate Policy Initiative, Rio de Janeiro, p.1-14, jul. 2020. Disponível em : https://www.climatepolicyinitiative.org/pt-br/publication/o-papel-das-cooperativas-no-credito-rural-credito-cooperativo-cresce-em-meio-a-crise-economica-e-auxilia-na-inclusao-de-pequeno-produtor/. Acesso em: 01 mar. 2024.

AQUINO,J. R.; ALVES.M.O.; VIDAL. M. F. AGRICULTURA FAMILIAR NO NORDESTE DO BRASIL: UM RETRATO ATUALIZADO A PARTIR DOS DADOS DO CENSO AGROPECUÁRIO 2017. Revista Economia do Nordeste, Fortaleza, v. 51, suplemento especial, p. 31-54, ago.2020. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10481/1/brua_23_artigo7.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

AteG SENAR. Prioridade e principais dificuldades no acesso ao crédito e seguro rural plano agrícola e pecuário 2021/2022: resultado da pesquisa com produtores atendidos pela ATeG Senar. CNA SENAR: 2022. Disponível em: : https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/RESULTADO_PESQUISA_PRODUTORES_ATEG-PAP2021_2022.pdf. Acesso em: 22 de set. 2023.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Manual de crédito Rural. 1965. Disponível em: https://www3.bcb.gov.br/mcr. Acesso em: 22 de set. de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.