OS EFEITOS DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DA FIBRO EDEMA GELÓIDE EM MULHERES ADULTAS (BIOMEDICINA)

Adineia Aparecida Lisboa da Costa, Fernanda Ramos de Paula

Resumo


Cuidar do corpo e ficar bonita se tornou uma prioridade para a maioria das pessoas. Sabe-se que o conceito de beleza está relacionado à ideia de saúde, vigor, bem-estar físico e mental. Das desordens estéticas que se repetem na prática clínica, a fibro edema gelóide (FEG) se destaca como uma preocupação frequente no contexto da estética, principalmente nas mulheres. Trata-se de uma afecção do tecido dérmico e subcutâneo identificada pela aparente inflamação do tecido, pelo mau funcionamento dos adipócitos que acumulam lipídios. Objetivo: Apresentar os efeitos da endermologia no tratamento da Fibro Edema Gelóide em mulheres adultas. Metodologia: Feita através de revisões bibliográficas por meio de consultas de artigos científicos diversos obtidos em sites de busca: PubMed, Scielo, Lilacs, Medline e Web of Science, Capes, periódicos, considerando os artigos publicados em inglês e português a partir do ano de 1999 até os dias atuais. Considerações Finais: A endermologia trata a FEG causando a quebra das fibras que ficam no meio dos adipócitos, promovendo uma drenagem através dos seus movimentos, que melhora a circulação e o sistema linfático, além de aumentar as trocas metabólicas, gerando a hiperoxigenação dos tecidos, hiperemia periférica e a eliminação de toxinas que estejam agindo sobre o tecido conjuntivo adiposo unilocular. Se destaca por ser um procedimento minimamente invasivo, não tem contraindicações, sem efeitos adversos ou complicações importantes, e apresenta uma melhora significativa da pele com FEG.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. F.; BRANDÃO, D. S M.; SILVA, J. C.; OLIVEIRA, R. G.; ARAÚJO. R. C.; PITANGUI, A. C. R. Avaliação do efeito da drenagem linfática manual e do ultrassom no fibro edema gelóide. Rev Bras Ciên Saúde. 2015.

ALSTER, T. S.; TEHRANI, M. Treatment of cellulite with optical devices: no overview with practical considerations. Laser in Surgery and medicine; 38, 727-730, 2006.

ANDRADE, M. Endermologia. Fisio&terapia: ano 7, n. 37, p. 11-14, fev/mar. São Paulo, 2010.

ANGERHN, F.; KUHN, C.; VOSS, A. Can cellulite be treated with low-energy extracorporal shock wave therapy? Clinical Interventions in Aging; 2 (4), 623-630, 2007.

BERAMENDI, J. A. E. O novo método instrumental in-dermoplus de dupla massagem mecânica para tratamento de celulite e gordura localizada. Monografia. Fundação Técno Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro, 1999.

BACELAR, V. C. F.; VIEIRA, M. E. S. Importância da vacuoterapia no fibro edema gelóide. Fisioterapia Brasil, v.7, n. 6, nov/dez de 2006.

Bittar, OJNV. Indicadores de qualidade e quantidade em saúde. Rev. Adm. Saúde, v. 12, n. 3, p. 21-28, 2018.

BORGES, F. S. Dermato- Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2010.

BRAGA F. Dermatofuncional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. Fisioter. Bras. São Paulo, 2016.

BURIN, S. C; CALEGARI, A. Comparação dos efeitos da endermologia e da eletrolipoforese no tratamento do fibro edema gelóide. Fisioterapia Brasil, v13, n. 5 - set/out 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.