EFEITOS MIDIÁTICOS NO RAMO DO FASHION LAW (DIREITO)

André Manacede Faria, Isabella Rodrigues Chiminelli, Fernanda Passos Jovanelli de Oliveira

Resumo


O estudo aqui presente traz um panorama abrangente dos efeitos midiáticos no ramo do Fashion Law, destacando como esses fatores moldam tanto a indústria quanto a percepção pública. Examina a influência significativa da tecnologia e dos influenciadores digitais, considerando que a ampla divulgação de tendências e produtos por meio de plataformas digitais pode levar à rápida popularização de itens de moda. No entanto, essa exposição também aumenta a vulnerabilidade à falsificação de produtos e informações equivocadas, configurando uma problemática relevante no tema em questão. A disseminação fácil e rápida de imagens e informações online facilita a criação de réplicas não autorizadas, prejudicando tanto marcas quanto consumidores. Estudos em livros e artigos científicos exploram essas situações e suas implicações. Para mitigar esse problema, a implementação de dispositivos legais específicos seria uma solução eficaz, reforçando a proteção de propriedade intelectual e assegurando medidas punitivas cabíveis, promovendo assim um ambiente mais seguro e justo para a indústria da moda.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Laura Costa. A proteção legal aos designs de moda no direito brasileiro. Artigo Científico apresentado como requisito de conclusão de curso de direito do Centro Universitário Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Disponível em: https://www.direitorp.usp.br/wp-content/uploads/2019/06/IFashionLaw-Protecao-LaraCosta.pdf. Acesso em 29/04/2023.

AZEVEDO, Marina Barbosa; MAGALHÃES, Vanessa de Pádua Rios. A responsabilidade civil dos influenciadores digitais pelos produtos e serviços divulgados nas redes sociais. Disponível em: https://www.mppi.mp.br/internet/wp-content/uploads/2022/06/A-responsabilidade-civil-dos-influenciadores-digitais-pelos-produtos-e-servic%CC%A7os-divulgados-nas-redes-sociais. Acesso em 24/04/2024.

BASQUEZ, Maria Clara Brasil; FERNANDES, Maria Eduarda da Silva. Fashion Law e a propriedade intelectual: uma análise a partir do direito internacional. Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade :FIDES :.MMX.2023.Disponível em: https://www.google.com/search?q=BASQUEZ%2C+Maria+Clara+Brasil%3B+FERNANDES%2C+Maria+Eduarda+da+Silva.+Fashion+Law+e+a+propriedade+intelectual%3A+uma+an%C3%A1lise+a+partir+do+direito+internacional.&oq=BASQUEZ%2C+Maria+Clara+Brasil%3B+FERNANDES%2C+Maria+Eduarda+da+Silva.+Fashion+Law+e+a+propriedade+intelectual%3A+uma+an%C3%A1lise+a+partir+do+direito+internacional.&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBCTE2NzFqMGoxNagCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8&safe=active&ssui=on Acesso em 27/04/2024.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm

BRASIL, Decreto nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966; Aprova o Regulamento para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d57690.htm

CUNHA, Israel. FURLAN, Fernando. Web Advocacy. Texto para Discussão. A pirataria na indústria da moda e o Fashion Law. vol.1, n. 8, 2023. Disponível em: https://webadvocacy.com.br/2023/08/21/a-pirataria-na-industria-da-moda-e-o-fashion-law/

Acesso em 24/04/2024.

GUIMARÃES, Luciene Soares da Cunha. A responsabilidade do influenciador digital nas relações de consumo. Artigo Científico apresentado como requisito de conclusão de curso de direito do Centro Universitário Faculdade Guanambi UniFG. Disponível em:https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ Acesso em 24/04/2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.