O PROCESSO DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: desafios e sugestões (DIREITO)

Iron Vilton Alves Ferreira, Simone Alves Ferreira, Juliana da Silva Felipe

Resumo


O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial garantido pela Constituição Brasileira. No entanto, o processo de concessão desse benefício tem sido alvo de críticas por sua lentidão e burocracia, causando dificuldades e transtornos para as pessoas que necessitam dele. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados no processo de concessão do BPC para pessoas com deficiência e apresentar sugestões para torná-lo mais célere. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica. Entre os principais desafios identificados, destacam-se a falta de uma equipe multidisciplinar para avaliação dos casos, a demora na avaliação e no resultado dos recursos, a falta de transparência nas informações e a burocracia excessiva. Além disso, constatou-se que as pessoas com deficiência enfrentam dificuldades na comprovação da deficiência e na comprovação da renda, gerando atrasos e negativas no processo de concessão. Diante desses desafios, são apresentadas sugestões para agilizar o processo de concessão. Conclui-se que o processo de concessão ainda enfrenta diversos desafios que prejudicam o acesso ao benefício. É necessário adotar medidas efetivas para torná-lo mais célere e eficiente, garantindo o direito dessas pessoas e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL. Lei n. 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8742compilado.htm. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL.[Supremo Tribunal Federal].Recurso Extraordinário nº 1171152. Apelante: Instituto Nacional de Seguridade Social. Apelado:Ministério Público Federal, Relator: Min. Alexandre de Morais, 8 fev. 2021. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur440436/false - Acessado em: 09/05/2024.

BRASIL. [PORTARIA CONJUNTA Nº 1]. Ministério do Desenvolvimento Social. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/regulacao/visualizar.php?codigo=4781 Acessado em: 31/05/2024

FOLMANN, Melissa; SOARES João Marcelino (Coord). Benefício Assistencial ao Idoso e ao Portador de Deficiência (LOAS) - Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2012.

DINIZ, Débora; SANTOS, Wederson R.; PEREIRA, Natália. Deficiência e Perícia Médica: os contornos do corpo. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p 16-23, jun. 2009.

FALEIROS, Vicente de Paula. O que é Política Social? São Paulo: Brasiliense, 2004. Coleção Primeiros Passos.

(GALVO, Daniel). INSS pode ter perícia de forma remota ainda neste ano. 2023. Disponível em: https://rotario.com.br/site/inss-pode-ter-pericia-de-forma-remota-ainda-neste-ano/ . Acessado em: 14 jun. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.