ANÁLISE JURÍDICA DA POSIÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL NOS CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA ENTRE CLUBES – PRODUTO OU TRABALHO (DIREITO)

Rodrigo Trindade Luz, Kenia Carina Jorge Sobrinho Arruda Nogueira

Resumo


Este estudo, está baseado na importância de que hoje em dia no Brasil existe lei própria para a relação contratual entre atleta absolutamente incapaz e os clubes formadores e na expectativa de demostrar de forma clara e sucinta que a dinâmica desta relação está baseada em uma recompensa financeira para esses clubes, que diante do dispendioso processo de formação de atletas e demostrar que a relação existente entre eles se faz de forma diversa a realidade das leis existentes no pais usando como base a Lei FIFA e a lei PELÉ. Diante do exposto, e entendendo, a complexidade deste tema, acreditando que certos posicionamentos são de suma importância para a segurança jurídica nesta relação contratual, e também diante da obscuridade de certas questões relacionadas ao menor absolutamente incapaz, surgiu a vontade de esclarecer esta relação contratual.

Texto completo:

PDF

Referências


- BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 1988.

- BRASIL. Lei 9.615 de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre o desporto e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1998.

- BRASIL. Decreto-Lei n. 5254 de 1º de maio de 1943.Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1943.

- BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1990.

- BRASIL. Lei 12.852 de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2013.

- REGULAMENTO NACIONAL DE INTERMEDIÁIOS. CONFEDERÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL,2022. Disponível em: Regulamento_Intermediarios_CBF_2022.pdf Acesso em 28/05/2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.