OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO NARRATIVA DE NATUREZA QUALITATIVA (ENFERMAGEM)

Vítor Emanoel Pereira da Silva, Vitória David Vieira, Alaine Lima de Arruda

Resumo


A enfermagem é uma profissão que integra conhecimentos biológicos e sociais para fornecer assistência às necessidades de saúde. O enfermeiro precisa de competências técnicas e um engajamento humanístico e crítico para uma prática eficaz, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's). Desafios como adequação dos currículos, regulamentação da docência e valorização profissional surgem como barreiras para a formação docente em enfermagem. Objetivo: Discutir os principais desafios para a formação docente em enfermagem e propor meios de superá-los. Materiais e métodos: A revisão narrativa foi desenvolvida baseada nos conceitos propostos por Rother (2007). Para análise e coleta dos dados foi empregada a Análise Temática, seguindo o modelo de Braun e Clarke (2006). Resultado: Foram desenvolvidas quatro temáticas neste artigo: "O campo docente em enfermagem no Brasil", "A importância do domínio conhecimentos pedagógicos para a enfermagem", "O que é estabelecido pela legislação brasileira quanto à formação de enfermeiros-docentes?" e "A formação de profissionais de enfermagem por meio da educação à distância - EaD". Conclusão: Abordar conteúdos e métodos pedagógicos já durante a graduação não se trata de apenas direcionar profissionais para o campo docente, mas também de cumprir com o que a profissão da enfermagem se compromete: cuidar.

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Referências


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