BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE DUPLA TAREFA NA MARCHA DE PACIENTES COM AVC (FISIOTERAPIA)

Wdson Neres de Almeida, Andressa Andrade Teymeny

Resumo


O acidente vascular cerebral (AVC) é uma causa significativa de mortalidade e incapacidade global devido a danos cerebrais causados pela interrupção do fluxo sanguíneo. Sobreviventes frequentemente enfrentam sequelas motoras, cognitivas e sensoriais que impactam sua qualidade de vida.  Objetivo: Identificar os benefícios do treinamento associado com dupla tarefa e como isso pode refletir diretamente na marcha e na qualidade de vida dos pacientes com AVC. Métodos: Foram feitas pesquisas científicas na base de dados Pubmed, no período de 2014 a 2024 utilizando descritores chaves como Dual task and stroke e Stroke and Dual task. Revisão da literatura: Inicialmente, foram encontrados 420 artigos com as palavras-chave "Dual Task and Stroke" e "Stroke and Dual Task". Após aplicar critérios de inclusão para estudos de 2014 a 2024, 83 artigos foram eliminados, resultando em 337 artigos. Foram excluídos 127 artigos por não disponibilizarem acesso gratuito e 173 por não se enquadrarem como ensaios clínicos randomizados. Restaram 27 artigos sobre dupla tarefa em pacientes com AVC, dos quais 12 foram selecionados após revisão dos resumos. Cinco estudos foram escolhidos após leitura completa por abordarem diretamente o tema do treinamento com dupla tarefa e seu impacto na marcha de pacientes com AVC, foco do presente estudo. Considerações finais: Foi identificar que quando a dupla tarefa é realizada juntamente com um treino de marcha propriamente dito, ela não apresenta diferença significativa na melhora da qualidade da marcha, quando comparado com o treino de marcha isolado. Porém quando realizado com outro tipo de treinamento, como equilíbrio, controle postural e exercícios intensos de tronco, a dupla tarefa pode proporcionar melhores resultados na marcha de pacientes com AVC. Mais estudos devem ser analisados para comprovar a efetividade ou não da dupla tarefa associada a outro tipo de treinamento.

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Referências


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