PRINCIPAIS AFECÇÕES DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO EM SUÍNOS OBSERVADOS EM VÍSCERAS E CARCAÇAS EM ESTABELECIMENTO DE ABATEDOURO – RELATO DE CASO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Thompson França Tomacelli, Rafael Prange Bonorino

Resumo


O presente trabalho foi realizado entre os dias 20 de fevereiro a 08 de maio de 2024, em uma empresa de abate de suínos e produção de produtos cárneos, localizada no núcleo Rural Ponte Alta, Gama Distrito Federal. O foco do trabalho foi maior na área de Inspeção de Carnes. Objetivou-se a aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, bem como o aprendizado de técnicas na empresa, Legislação, Planos de Autocontrole (PAC), Biossegurança, Segurança Alimentar, Gestão de Produtividade, Atividades de Órgãos Fiscalizadores, Atributos necessários para produção de produtos com selo de Qualidade e Fiscalização e Bem-estar Animal. Dividiu-se as atividades separadas em três unidades distintas, Fábrica de produtos cárneos, Abatedouro e Baias (pocilgas). Dentre as diversas atividades que compuseram este trabalho, as atividades foram sempre desenvolvidas seguindo uma escala semanal de presença três vezes por semana revezando entre os setores, realizando acompanhamento das Médicas Veterinárias responsáveis por cada setor e pela Responsável Técnica (RT). O que proporcionou a vivência em uma rotina atuante nas diversas áreas da empresa, fundamental para o exercício da profissão de Medicina Veterinária em Inspeção de Carnes. É importante ressaltar que a atuação observacional dos diferentes setores serviu para determinar as origens das afecções provenientes do manejo na empresa ou se veio das granjas produtoras

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTON, Geraldo Camilo; MORES, Marcos Antônio Zanella. Interpretação de lesões no abate como ferramenta de diagnóstico das doenças respiratórias dos suínos. Acta Scientiae Veterinariae, v. 36, n. 1, p. 95-99, 2008.

BRASIL. MAPA– Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). Decreto n° 30.691, de 29 de março de 1952, alterado pelos decretos n° 1.236, de 02 de setembro de 1994, e, n° 2.244, de 04 de junho de 1997. Regulamento da Inspeção In- dustrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA). Diário Oficial da República Federativado Brasil. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria nº 711, de 01 de novembro de 1995. Normas Técnicas de Instalações e Equipamentos para Abate e Industrialização de Suínos.

BUENO, Lesley Soares. Condenações de carcaças suínas em abatedouro comercial. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado)- Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.

FERNANDES F. C; O Abate de suínos e a importância da atuação do médico veterinário em frigoríficos/abatedouros. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC Curso de Medicina Veterinária. 2022

CONCEIÇÃO F. R;; DELLAGOSTIN O. A.. Universidade Federal de Pelotas, Centro de Biotecnologia, Etiopatogenia e imunoprofilaxia da pneumonia enzoótica suína. Laboratório de Biologia Molecular, Pelotas, , Brazil https://doi.org/10.1590/S0103-84782006000300052. (2006)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.