Resumo
A formação em Odontologia sempre esteve pautada no exercício privado da profissão. Distante da realidade social, a formação era totalmente direcionada para as especializações. Considerando as Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso e os conteúdos programáticos interligados das Ciências Biológicas e Saúde, das Ciências Humanas e Sociais e das Ciências Odontológicas, este artigo pretende responder à duas questões: qual a importância dada pelas IES às DCN 2021 visando o preparo para atuar no SUS e, qual a relação percentual comparativa dada às clínicas e às disciplinas envolvidas com a Saúde Coletiva nas IES do Centro-Oeste? Objetivo: analisar as matrizes curriculares identificando a valoração das Ciências Humanas e Sociais nas IES do Centro-Oeste Brasileiro. Metodologia: trata-se de uma análise documental do tipo exploratória. Como fonte de informações as páginas oficiais das instituições no sistema e-MEC. A pesquisa se situou entre os meses março e maio de 2024 e contou com referenciais, artigos pautados em currículos e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Resultadose Discussão: Não há uniformidade em relação às disciplinas e a quantidade de períodos. As matrizes e o conteúdo reduzido de disciplinas afins às Ciências Humanas e Sociais demonstram que a clínica tem se destacado na oferta. Percebe-se poucos cenários de prática integrados com o Sistema Único de Saúde. A ausência de informações ou detalhes sobre as ementas de cada curso trouxe limitações à pesquisa. Conclusão: o preparo para atuar no SUS e em conformidade com as diretrizes nacionais publicadas em 2021, possivelmente não é dado como importância pelas IES estudadas.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília - Brasil. “Nota Técnica DAES/Inep nº 58/2015, de 27 de outubro de 2015, sobre o Cálculo do Conceito Preliminar de Curso de 2014”.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira PORTAL EMEC.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior Resolução CNE/CES 3, De 19 De Fevereiro De 2002.Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anais da VII Conferência Nacional de Saúde. Brasil. Centro de Documentaçäo; 1980. 280 p.
FIGUEIREDO, OG,; ORRILLO, DAY. Currículo, política, e ideologia: Estudos críticos na educação superior em saúde. Trabalho, educação e saúde, 2020.
GALINDO, AG; CARVALHO, IC; SOUZA, ECP. Cursos de bacharelado em secretariado na região norte do Brasil: análise exploratória de suas matrizes curriculares. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 3, n. 1, p 134-158, jan./jun. 2012.