IMPACTOS DA INGESTÃO DE AÇÚCAR, UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E HIGIENE BUCAL NA OCORRÊNCIA DE CÁRIES EM BEBÊS E CRIANÇAS (ODONTOLOGIA)

Everton Bastos De Negreiros Junior, Lucas Barros De Oliveira, Jade Ormondes de Farias

Resumo


A importância da saúde bucal na infância, mencionando a cárie na primeira infância como um problema de saúde pública que afeta o crescimento e o desenvolvimento infantil, bem como a adaptação social das crianças. A cárie dentária é citada como uma doença multifatorial, influenciada por fatores como hospedeiro suscetível, microbiota cariogênica, dieta e ritmo. Streptococcus mutans e Lactobacillus spp. são referências como as principais bactérias associadas às cáries. A ingestão de sacarose contribui para o aumento da formação de cáries. Aborda também a importância de bons hábitos de saúde bucal desde a primeira infância, influenciados pela disponibilidade de alimentos saudáveis e pela exposição da criança a eles. O uso de medicamentos pediátricos contendo açúcar pode prejudicar a saúde bucal das crianças, principalmente se não houver higiene adequada após a ingestão. Destaca-se o papel dos cremes dentais fluoretados na prevenção de cáries, recomendando-se seu uso desde o início do primeiro dente de leite, duas vezes ao dia, com pasta fluoretada adequada. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo revisar a literatura em relação aos impactos da ingestão de açúcar, utilização de medicamentos e higiene bucal e discorrer sobre a relação entre esses fatores e o surgimento da doença cárie.  Material e Método: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre os impactos da ingestão de açúcar, utilização de medicamentos e higiene bucal na ocorrência de cáries em bebês e crianças. Foram realizadas pesquisas em banco de dados online como Google acadêmico, Pubmed, Scielo. Foram selecionados 23 artigos e foram selecionados diante das palavras chaves utilizadas: cárie em crianças, dieta cariogênica, higiene bucal em criança, medicação em odontopediatria. Com filtros para artigos em Inglês e Português no período de 2011 até 2023. Sendo revisado os estudos com informações mais atuais. Conclusão: A cárie precoce pode prejudicar a saúde bucal, que é essencial para o desenvolvimento geral e social das crianças. Há vários fatores que influenciam a ocorrência de cáries, incluindo hábitos alimentares, higiene bucal e uso de medicamentos; o consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas. Esse risco é aumentado pela introdução precoce de medicamentos adoçados e açúcares. Uma higiene bucal adequada, que inclui escovação supervisionada e uso de cremes dentais fluoretados desde o surgimento do primeiro dente, é necessária para evitar a cárie. Os responsáveis devem ser bem informados para promover hábitos saudáveis e evitar cáries.



Texto completo:

PDF

Referências


Acharya, S. et al. Knowledge, attitude, and practice of pediatricians regarding pediatric liquid medicaments on long-term oral health: A cross-sectional study in bhubaneswar, odisha. Journal of Pharmacy and Bioallied Sciences, 2019.

American Academy on Pediatric Dentistry. Policy on early childhood caries (ECC): classifications, consequences, and preventive strategies. Pediatr Dent. 2017 Sep;39(6):59-61.

Andrade, E.D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3.ed. São Paulo: Artes Médicas, 2013, 250 p.

Bigeard, L. (2000). The role of medication and sugars in pediatric dental patients. Dental Clinics of North America, 44(3), pp.443-56.

Black MM. Impact of Nutrition on Growth, Brain, and Cognition. Nestle Nutr Inst Workshop Ser. 2018; 89: 185-95.

Bradley MB, Kinirons MJ. Choice of sugar-free medicines by a sample of dentists, doctors and pharmacists in Northern Ireland: the views of parents and health professionals. Community Dent Health 1998; 15:105-108.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.