O TDAH E A ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (PEDAGOGIA)

Ana Caroline Barbosa Duarte, Nicolly Pereira da Silva, Cristiana Amorim de Souza

Resumo


Esse estudo procura elucidar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na alfabetização e a utilização de recursos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem. A motivação surge a fim de esclarecer os desafios de aprendizagem em alunos com TDAH, e mostra os desafios enfrentados no ensino em alunos com esse transtorno. Essa pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, visando aprofundar o entendimento do TDAH e ressaltar a importância dessa estratégia como ferramenta essencial. No entanto, observa-se que a utilização do lúdico avança as barreiras e transforma o processo de alfabetização mais relevante, desse modo acaba sendo melhor aproveitado o ensino Numa situação em que cada criança é única, compreender as implicações práticas destes resultados é importante para promover um ambiente educativo que satisfaça as necessidades individuais e otimize o sucesso académico e social, compreender as implicações práticas destes resultados é crucial para promover um ambiente educacional que atenda às necessidades individuais. Quando trabalhando juntos podem compartilhar informações, estabelecer metas compartilhadas e colocar em prática estratégias de gestão que ajudem a criança a desenvolver habilidades, definir objetivos comuns ,metas e aplicar estratégias de gestão que ajudem as crianças.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, Anaisa Leal Barbosa et al. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), inclusão educacional e Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E): uma revisão integrativa. Disponível em: https://encurtador.com.br/PRfd1 .Acesso 02/11 2023.

BARBARINI, Tatiana de Andrade. Corpos, mentes, emoções: uma análise sobre TDAH e socialização infantil. 2020. Disponível: https://www.scielo.br/j/psoc/a/zL8pbhyjQYRW35yzxpLw8dN/ Acesso 05/05 2023

BARKLEY, R. A. (2005). Critical Issues in research on attention. In G. R. Lyon & N. A. Krasnegor (Eds). Attention, memory, and executive function (pp.45-56). Paul H. Brookes Publishing.

BORGES, Miréia Ribeiro A importância do Lúdico no Desenvolvimento infantil 26-Mar-2024.

Disponivel em : https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4469 Acesso em: 29/04/2024

CANTO, G. dos S. do; NUNES, O. C.; RODRIGUES, C. da S. O lúdico como ferramenta de aprendizagem de leitura e escrita. Revista Eletrônica PesquisaEduca, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 284–299, 2021. DOI: 10.58422/repesq.2021.1023. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1023 . Acesso em : 05/09/ 2023

LIMBERGER, Tainara Jesus; LIMA, Roger dos Santos. O lúdico como intervenção em crianças diagnosticadas com TDAH em anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Disponível:

https://repositorio.unifaema.edu.br/bitstream/123456789/3195/5/TAINARA%20JESUS%20LIMBE RGER.pdf

Acesso em: 22/09/2023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.