LINGUAGEM: JOGOS INTERATIVOS ONLINE E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COGNITIVA (Psicologia)

Wesley Davi Hass, Kathleen Harriet Van de Riet

Resumo


Este estudo investiga a influência dos jogos interativos online no desenvolvimento da
linguagem em crianças, com foco no potencial aprendizado da linguagem vulgar. A análise baseia-se
em um levantamento bibliográfico de pesquisas e obras publicadas entre 1984 e 2023, abordando
temas como desenvolvimento cognitivo, tecnologia, infância e comunicação. Os jogos interativos online
permitem uma comunicação simultânea entre os participantes, o que pode levar à assimilação de novos
termos, incluindo linguagem obscena. A linguagem, fundamental para a cognição e comunicação, é
moldada pelas interações sociais. De acordo com a teoria socioconstrutivista de Vygotsky, a construção
da linguagem depende da troca de signos entre as pessoas, influenciando a percepção do mundo. Este
estudo destaca a importância de compreender como a tecnologia, especialmente os jogos online, afeta
o desenvolvimento linguístico infantil. A linguagem não só permite a transformação da realidade da
criança, mas também promove a transformação do próprio sujeito por meio da interação social. A
pesquisa revela que, enquanto os jogos online podem ser ferramentas valiosas para o desenvolvimento
comunicativo e social, também podem expor crianças a linguagem inapropriada, influenciando
negativamente seu vocabulário. Portanto, é crucial que pais e educadores monitorem e mediem o uso
dessas tecnologias para maximizar seus benefícios e minimizar os riscos associados. A compreensão
dos efeitos da tecnologia na formação linguística infantil fornece informações valiosas para o
desenvolvimento de práticas educativas e políticas que promovam um uso saudável e construtivo das
tecnologias digitais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.