PROCESSO ATENCIONAL: O USO DE APARELHOS CELULARES NO CONTEXTO ACADÊMICO (Psicologia)

Maykon William Xavier do Prado, Kathleen Harriet Van de Riet

Resumo


O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação afeta cada vez mais o mundo,
gerando mudanças significativas em todas as áreas da vida. Inserida neste contexto, a Educação
também sofre mudanças consideráveis, na medida em que o uso de aparelhos celulares tem sido cada
vez mais presentes no contexto acadêmico, incidindo diretamente sobre o processo atencional.
Entretanto, qual o impacto de tais tecnologias no processo atencional? Com o objetivo de responder tal
questão, o presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica com o foco de pesquisa
no processo atencional relacionado a área da Psicologia Cognitiva utilizando como referencial teórico
livros, sites de cunho científico e artigos utilizando as bases de dados PePSIC e Scielo. A bibliografia
aponta que o processo atencional possui capacidade limitada, além de estar condicionado e responder
a outros fatores. Deste modo, os escritores dividem-se entre aqueles que notam o avanço tecnológico
como algo positivo em termos de ensino-aprendizado, enquanto outros são comedidos em relação ao
uso de tais ferramentas. Assim, o processo atencional sofre prejuízos ao considerar o uso de mídias
digitais de forma inapropriada, entretanto, quando há um bom discernimento sobre o seu uso, os seus
efeitos são efeitos positivos para o processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.