INFLUÊNCIA DE NANO PARTÍCULAS DE CARBONO NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE SOLANÁCEAS (AGRONOMIA)
Resumo
O uso de bioestimulantes à base de nanopartículas de carbono tem se destacado como uma inovação tecnológica para potencializar o desenvolvimento vegetal. Este estudo avaliou os efeitos da aplicação de diferentes concentrações do bioestimulante Arbolina no crescimento de mudas de tomate, berinjela e pimentão. Parâmetros como altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas,
massa radicular e diâmetro da raiz foram analisados, utilizando tratamentos foliares semanais e uma testemunha como controle. Os resultados demonstraram que a aplicação de doses adequadas de Arbolina promove melhorias significativas no desenvolvimento das mudas, indicando o potencial do bioestimulante para uso em sistemas agrícolas visando maior eficiência produtiva. Palavras-chave: Bioestimulantes; Nanopartículas de Carbono; Arbolina; Solanáceas; Desenvolvimento Vegetal.
Texto completo:
PDFReferências
BRANDÃO FILHO, José Usan Torres et al. Capítulo 2-Solanáceas, 2018.
BUTRUILLE, Nicole-Marie Dos Santos. Influência do método de aplicação e concentrações de Arbolina na produtividade, fisiologia e qualidade de frutos de morangueiro. 2021. Disponível em:
http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/41635. Acesso em: 22 setembro 2024.
CHHIPA, H. Nanofertilizers and nanopesticides for agriculture. Environmental Chemistry Letters, vol. 15, no.1, p. 15–22, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10311-016-0600-4. Acesso em: 22 setembro2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

