AJUSTE DE METODOLOGIA NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE CENOURA AO NEMATOIDE-DAS-GALHAS (Meloidogyne javanica) (AGRONOMIA)

Leandro Santos, Luciana Freitas

Resumo


Um dos principais fitopatógenos responsáveis por prejuízos econômicos em diversas culturas agrícolas, incluindo a cenoura, são os nematoides-das-galhas pertencentes ao gênero Meloidogyne. Com o objetivo de identificar o nível populacional de inóculo de Meloidogyne javanica que proporciona a máxima expressão dos sintomas do ataque de nematoides-das-galhas em cenoura, foi realizado um experimento avaliando os genótipos de cenoura cv. Brasília e cv. Roxa. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Embrapa
Hortaliças, localizada em Brasília-DF, utilizando vasos de 2 L, com seis repetições, em esquema fatorial 6x2, no delineamento inteiramente casualizado. As dosagens de inóculo foram de zero, 02, 04, 08, 16 e 32 mil ovos e eventuais juvenis de 2° estádio (O+J2). O tomate suscetível Rutgers foi utilizado como testemunha para verificar a eficiência do inóculo. A inoculação foi realizada 50 dias após a semeadura, e a avaliação dos parâmetros ocorreu 100 dias após a inoculação. Foram avaliados os seguintes parâmetros: massa da raiz principal (g), massa da raiz secundária (g), massa da casca da raiz (g), número de ovos e juvenis por grama de casca de raiz, somado ao número presente nas raízes secundárias, e o fator de reprodução dos nematoides nas cascas das raízes e nas raízes secundárias. Os resultados deste estudo destacam a importância do uso de cultivares resistentes como uma estratégia central para o controle de Meloidogyne javanica na cultura da cenoura. A cultivar ‘Brasília’ demonstrou ser mais resistente ao ataque do nematoide, conforme esperado, uma vez que apresentou baixa reprodução de nematoides. Em contraste, a cultivar ‘Roxa’
foi identificada como altamente suscetível, com elevados números de ovos e juvenis, especialmente nas situações de maior infestação, quando houve aumento nos níveis de inóculo. Os dados indicaram que o nível de 2000 ovos por planta é o mais adequado para avaliar a resistência dos genótipos. Esse nível é eficaz na diferenciação do desempenho entre cultivares resistentes e suscetíveis, além de fornecer informações sobre a resposta de cada cultivar ao ataque dos nematoides.


Texto completo:

PDF

Referências


OOSTENBRINK, M. Major characteristics of the relation between nematodes and plants. Mededelingen Landbouw, v. 66, p. 1-46, 1966.

PERRY, R. N.; MOENS, M.; STARR, J. L. Nematoides de nó de raiz. Wallingford: CABI, 2018.

PINHEIRO, J. B. Nematoides em hortaliças. Brasília: Embrapa, 2017. p. 194.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.