USO DA OZONIOTERAPIA NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO PÓS-CIRÚRGICO DE ABDOMINOPLASTIA (BIOMEDICINA)
Resumo
Introdução: A tecnologia na área da saúde almeja procedimentos com técnicas eficazes, em que o foco principal são os resultados imediatos, e o breve recuperação do paciente, e nesse contexto, o gás ozônio conciliado, favorece reações teciduais preventivas e regenerativas que beneficiam o sucesso de recuperação do pós-operatório, tanto para o paciente como para a equipe médica. Metodologia: A pesquisa exploratória foi realizada em artigos com descritores ̈pós cirúrgicos de abdominoplastia ̈, ̈complicações pós-cirúrgicas de abdominoplastia ̈, “ozonioterapia”, “cicatrização” nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico entre os anos de 2002 e 2024. . Referencial teórico: Ozônio por ser um potente bactericida, promove a oxigenação tecidual, acelerando fases de cicatrização, estimulando com isso, a regeneração tecidual da região em foco, e evitando possíveis processos inflamatórios. No
entanto, é fundamental inovações tecnológicas na saúde, que possam ser conciliadas às alternativas terapêuticas, que poderão auxiliar no breve restabelecimento do paciente, prevenindo agravamentos e intercorrências, contribuindo para o sucesso (equipe médica/paciente). Conclusão: A ozonioterapia tem se destacado principalmente no tratamento de lesões infecciosas de pele, queimaduras e processos de regeneração tecidual, O avanço tecnológico na área da saúde tem proporcionado tratamentos mais eficazes, com a ozonioterapia sendo uma alternativa valiosa no processo de cicatrização pós-cirúrgica, como na abdominoplastia. Palavras Chaves: Cicatrização; infecções; ozonioterapia; abdominoplastia.
Texto completo:
PDFReferências
Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B,Kinzler KW, editores. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.
Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.
Wantland DJ, Portillo CJ, Holzemer WL, Slaughter R, McGhee EM. The effectiveness of web-based vs.non-web-based interventions: a meta-analysis of behavioral change outcomes. J Med Internet Res.
;6(4):e40. http://www.jmir.org/2004/4/e40. Acesso: 29/11/2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

