INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM UM FELINO (MEDICINA VETERINÁRIA)
Resumo
Introdução: A insuficiência renal em felinos é uma condição comum, especialmente em gatos idosos, e pode ser classificada em insuficiência renal aguda e crônica. A insuficiência renal aguda ocorre de forma repentina, geralmente, devido a causas como desidratação severa, intoxicações ou infecções, podendo ser reversível, se tratada rapidamente. Por outro lado, a insuficiência renal crônica (IRC) é progressiva e irreversível, sendo uma das doenças mais frequentes em gatos mais velhos. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar nefropatia de um felino, abordando seus aspectos clínicos, diagnóstico, manejo e tratamento, com o intuito de proporcionar uma compreensão abrangente sobre a nefrologia em gatos e aprimorar o cuidado veterinário direcionado à saúde renal felina. Relato de caso: um paciente felino, macho, 8 anos, castrado, sem raça definida (SRD), pensando 4,8kg, vermifugado, não tinha ectoparasitas, somente antirrábica em dia, não testado para Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e Vírus da Leucemia Felina (FELV), apático, assustado abdômen rígido, pupilas dilatadas, diarreia, hálito fétido, gengivas bem avermelhadas Conclusão: O acompanhamento veterinário regular é essencial para monitorar a evolução da doença e ajustar o tratamento conforme necessário, além de proporcionar um ambiente confortável e de suporte emocional para o felino. O cuidado contínuo, a detecção precoce e a intervenção adequada podem ajudar os gatos a viver mais tempo e com bem-estar, apesar da presença da insuficiência renal crônica. Palavra chave: rins, fosfato, cálcio
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, M.S. P. Y. et al. Manejo nutricional de cães e gatos nefropatas. 21o de fevereiro de 2019 [citado 1o de dezembro de 2024];13(02). último acesso: 01/12/2024.
CASTRO, M.C.N. et al. Hiperparatireoidismo renal secundário em cão jovem. 2007. último acesso: 03/11/2024.
COLVILLE.T, BASSERT.J.M. Anatomia e fisiologia clínica para medicina veterinária .Segunda edição. Rio de Janeiro : Elsevier, 2010. último acesso: 31/11/2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

