TRATAMENTO DE RONCO E APNEIA DO SONO COM DISPOSITIVOS INTRAORAIS (ODONTOLOGIA)
Resumo
Introdução: A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma síndrome caracterizada por obstruções nas vias aéreas superiores, resultando em hipopneia ou apneia. Essa condição provoca hipoxemia e desencadeia ciclos de obstrução e desobstrução durante o sono, manifestando-se através do ronco. Impacta negativamente a saúde física e mental, reduzindo a qualidade de vida. Objetivo: Tal estudo apresenta por fim investigar a aplicabilidade dos dispositivos intraorais como parte integrante do tratamento da AOS bem como nos fatores associados a tal intersecção. Metodologia: Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, abrangendo o período de 2010 a 2024, utilizando bases de dados como SciELO, BVS e PubMed. A seleção dos materiais seguiu desde a identificação do tema até a síntese do conhecimento. Revisão de Literatura: A apneia do sono é caracterizada pela perda de consciência e inativação muscular, frequentemente revertidas por estímulos táteis ou auditivos, que provocam microdespertares prejudiciais à qualidade do sono e de vida. Diante disso, um plano terapêutico abrangente, que inclua dispositivos intraorais, é essencial para a melhoria da saúde dos indivíduos afetados. Discussão: Os dispositivos intraorais, especialmente os Aparelhos de Avanço Mandibular, são eficazes no tratamento da apneia obstrutiva do sono, promovendo alta aceitação e taxa de sucesso, conforme necessário abordagens personalizadas e multidisciplinares. Conclusão: Com a utilização de dispositivos intraorais no tratamento da apneia obstrutiva do sono se mostrou efetiva em pacientes com apneia leve a moderada, resultando em uma melhoria notável na qualidade do sono e na diminuição dos sintomas. Palavras-Chave: Ronco. Síndrome da apneia do sono. Tratamento. Diagnóstico.
Texto completo:
PDFReferências
SILVA, L. R.; PEREIRA, V. T. O impacto dos dispositivos intraorais no tratamento da apneia obstrutiva dosono. Dental Hypotheses, v. 14, n. 4, p. 122-129, 2023.
SILVA, T. S., et al. Prevalência de risco de síndrome da apneia obstrutiva do sono e fatoresassociados.Journal of Health & Biological Sciences, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 1-7, 2022.
Sleep-disordered breathing: clinical features, pathophysiology and diagnosis. Swiss Medical Weekly, v. 147,n. 2122, 22 maio 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

