REABILITAÇÃO DE DENTE ANTERIOR COM RETENTOR INTRARRADICULAR E COROA E-MAX®: INDICAÇÃO, TÉCNICA E RELATO DE CASO CLÍNICO (ODONTOLOGIA)

Barbara Santos, Blena Sousa, Blena Sousa, Rafael Rodrigues, Rafael Rodrigues

Resumo


Introdução: As restaurações em dentes com extensa perda de estrutura coronária muitas vezes demandam o uso de retentores intrarradiculares. Dentre os diversos tipos disponíveis, os retentores de fibra de vidro têm se destacado como uma escolha frequentemente indicada para a associação com coroas de dissilicato de lítio. Objetivo: Descrever um caso clínico de um paciente do gênero masculino, de 33 anos, com fratura coronária extensa no dente 12, já tratado endodonticamente e ressaltar a importância do planejamento protético, utilizando a cerâmica como escolha na reabilitação de dentes anteriores. A reabilitação foi realizada utilizando retentor intrarradicular em fibra de vidro e coroa cerâmica vítrea E-max®. Metodologia: O presente artigo foi elaborado por meio do estudo de artigos, livros e revistas publicados entre 2005 e 2023, envolvendo fundamentação teórica para avaliar o melhor material e a metodologia reabilitadora ideal em dentes anteriores. Discussão: O sucesso alcançado no caso clínico corrobora com o que afirma a literatura. Em dentes anteriores, coroas cerâmicas cimentadas aos retentores intrarradiculares em fibra de vidro têm sido materiais reabilitadores padrão ouro para confecção de próteses odontológicas, obtendo-se um resultado com aspecto de naturalidade, estética, boa resistência às cargas mastigatórias e oclusais, sendo uma excelente escolha. Conclusão: Observou-se que o protocolo clínico escolhido para o paciente foi a opção mais adequada para o tratamento. Palavras-Chave: Retentor intrarradicular; Prótese dentária; Cerâmica; Reabilitação bucal.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, E.M.G; RODRIGUES, R.B; LOPES, C.A.L; SILVEIRA JÚNIOR, C.D; SOARES, C.J, M.; NOVAES, V.R. Diferentes sistemas cerâmicos na reabilitação oral: relato de caso clínico. Revista Odontológica do Brasil Central, Minas Gerais. v. 25, n.72, p.28-36. 2016. Disponível em: htt.Tps://robrac.org.br/seer/index.php/ROBRAC/article/view/989 Acesso em: 5 Abr. 2024.

ALVES, M. R.; JÚNIOR, A. A. J. Protocolo de preparo e cimentação de pinos de fibra de vidro: Técnica modificada. Revista Gutierre Odontolife, São Paulo, v. 57, p. 36-38. 2020. Disponível em: https://mcpremiere.com.br/site/wpcontent/uploads/2020/09/pinos_fibra.pdf Acesso em: 17 de Dez. 2024.

ANDRADE, P. T. Planejamento sobre prótese periodontal. 2011. 72p. Monografia (Especialização em Prótese Dentária) - Faculdade de Odontologia da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponíveem:https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS94WP58/1/monografia_especializa__o_pr_tese_dent_ria.p df Acesso em: 17 de Dez. 2024


Apontamentos

  • Não há apontamentos.