HÁBITOS DE SUCÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (ODONTOLOGIA)

Cecilia Silva, Hemily Oliveira, Hemily Oliveira, Mônica Lopes, Mônica Lopes

Resumo


Introdução: os hábitos bucais consistem no ato de sugar com ou sem a obtenção de nutrientes, mas que propicia ao bebê uma sensação agradável de segurança e bem-estar. Entretanto, a depender dos hábitos, podem predispor maloclusões e afetar os padrões respiratórios, a fala e as posições dentárias. A ordenha do leite materno como hábito natural e nutritivo tem um efeito fundamental e essencial para um desenvolvimento correto das estruturas faciais. Objetivo: apresentar a relação da sucção na primeira infância com o desenvolvimento do sistema estomatognático e estruturas correlatas. Metodologia: revisão de literatura, com busca de artigos disponíveis gratuitamente na internet, completos, publicados no período de 1998 a 2021, nas plataformas digitais, SCIELO, Pubmed, BBO e LILACS nas línguas inglesa e portuguesa por meio dos descritores. A seleção dos materiais obedece a critérios de inclusão e exclusão, permanecendo 38 artigos de referências, segundo afinidade com os objetivos selecionados. Considerações Finais: a sucção quando não-nutritiva na primeira infância oferece desvantagens na evolução normal das estruturas orais e periorais, bem como nos sistemas correlatos como o respiratório e fonador. Diferentemente quando há sucção nutritiva e estímulo ao aleitamento materno. A mamadeira e a chupeta são apontadas como principais causas do desmame precoce, sendo em particular pela introdução do leite artificial. A manutenção desses utensílios está diretamente relacionada ao comportamento da criança e na relação da sua família. Assim, quando introduzidos, se faz importante monitorar o uso e assim, prevenir alterações no desenvolvimento orofacial Descritores: Aleitamento Materno; Hábitos; Desmame Precoce. Sistema Estomatognático.

Texto completo:

PDF

Referências


TOMAS, G.; MONTEIRO, A. Estratégias para promoção do aleitamento materno em maternidades. Revista Brasileira de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 211-215, 2001.

VASCONCELOS, M. et al. Influência do aleitamento materno no desenvolvimento orofacial. Revista de Pediatria e Odontologia Infantil, São Paulo, v. 40, p. 101-107, 2011.

VICTORIA, C. et al. O impacto do aleitamento exclusivo no desenvolvimento orofacial infantil. Revista Brasileira de Saúde Infantil, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 145-150, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.