USO DA TERAPIA DE SUPORTE EM PACIENTES COM DOENÇA SISTÊMICA CARDIOVASCULAR (ODONTOLOGIA)
Resumo
Resumo Apesar de se saber a importância da terapia periodontal, observada nas últimas décadas, a demanda por uma manutenção continuará presente devido ao aumento na expectativa de vida da população, visto que o controle de uma doença sistêmica cardiovascular será de acompanhamento contínuo, já que a mesma não se extinguirá. Também há outros fatores encontrados que impactam diretamente na autoestima dos indivíduos, que na sociedade moderna, incentivada pela mídia, têm se valorizado cada vez mais, dentre outros destacam- se: a estética, o convívio e a aceitação social, que para se alcançar a plenitude da autoestima, dependem de uma harmonia fac ial. Dentro deste conceito, o sorriso é um fator chave na composição da beleza geral em um indivíduo. Objetivo: Realizar análise sobre a associação entre o uso da terapia de suporte periodontal e doenças cardiovasculares. Metodologia: A elaboração do trabalho ocorreu através da revisão literária, de publicações contidas nas bases de dados da PubMed, Google Acadêmico e SCIELO, escritas nos idiomas português e inglês, tendo como matéria prima estudos restritos a humanos, no qual foram pré-selecionados aproximadamente 100 artigos e, após criteriosa leitura e interpretação dos mesmos, foram escolhidos 64 destes datados preferencialmente dos últimos 10 anos até a data atual. Conclusão: Todas as referências utilizadas neste estudo corroboram no sentido em que o uso da terapia de suporte periodontal, influência não somente na autoconfiança, como também nos relacionamentos e qualidade de vida, resultando em melhores resultados no controle da doença cardiovascular. Desse modo, é de essencial importância a preparação do profissional para que esteja capacitado para atender essa necessidade Palavras-Chave: Periodontite; Medicina Periodontal; Terapia de Suporte; Aterosclesrose.
Texto completo:
PDFReferências
NOLTE, W.A. Oral Microbiology. 2nd ed. Saint Louis: The C.Y. Mosby Company. 1973.
NORD, Carl; HEIMDAH, Anders. Cardiovascular infections: bacterial endocarditis of oral origin. Pathogenesisand prophylaxis. J Clin Periodonto, s.l, 1990.
OLIVEIRA,A. M. S. D;CORREA,D.S;FEREIRA,R. L. F. Interrelação das doenças periodontais ecardiovasculares ateroscleróticas. Rev Periodontia,v. 13, n. 6, p. 37-41. 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

