A EFICÁCIA DAS TÉCNICAS DE MANEJO PSICOLÓGICO DO COMPORTAMENTO NA REDUÇÃO DO MEDO E ANSIEDADE EM CRIANÇAS NOS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS (ODONTOLOGIA)

Fernanda Carneiro, Thayná Tavares, Thayná Tavares, Regina Moura, Regina Moura

Resumo


Resumo
Introdução: Existem vários motivos pelos quais as aplicações de técnicas de manejo são essenciais na odontopediatria, ainda mais
quando a prevalência de alguns sentimentos como medo e ansiedade se sobressai dentro do ambiente clínico. Objetivo: Com esse
trabalho temos como objetivo investigar a eficácia das técnicas de manejo do comportamento psicológico na redução da ansiedade e do
medo em crianças de 3 a 12 anos sob atendimento odontológico. Materiais e métodos: A metodologia escolhida para a realização
dessa pesquisa foi a revisão integrativa, que busca na literatura reunir trabalhos que tenham impacto nas práticas diárias e condensar
esses resultados. O método do estudo foi o uso de técnicas de distração, relaxamento e realidade virtual, o manejo eficiente do
comportamento durante o procedimento odontológico e estratégias de comunicação adequada para as crianças, a fim de evitar o medo
e a ansiedade no paciente. Resultados: Os resultados foram separados em desfechos, tais como: diminuição da ansiedade e medo,
controle da dor, controle do comportamento e aspectos secundários. Em cada desfecho foi demonstrado os comparativos entre as
técnicas. Conclusão: As técnicas de manejo são de suma importância para os procedimentos odontopediátricos, pois garantem conforto,
eficácia e segurança para os pacientes pediátricos e para o cirurgião-dentista. A aplicação adequada de métodos de manejo também
garante resultados satisfatórios e manutenção da saúde bucal.
Palavras-Chave: ansiedade ao tratamento odontológico; medo ao tratamento odontológico; manejo comportamental; cuidado
odontológico para crianças.


Texto completo:

PDF

Referências


ADITYA, P. V. A. et al. Comparison of effectiveness of three distraction techniques to allay dental anxiety during inferior alveolar nerve block in children: a randomized controlled clinical trial. Heliyon, v. 7, n. 9, 2021. Disponível em: https://www.cell.com/heliyon/fulltext/S2405-8440(21)02195-2. Acesso em: 22 de mar. 2024.

ALMAJED, Omar S. et al. The effectiveness of virtual reality in controlling pain and anxiety levels in four-to- six-year-old children during dental treatment. Cureus, v. 15, n. 12, 2023. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10809031/. Acesso em: 10 de set. 2024.

ALSAADOON, Alrouh M. et al. The use of a dental storybook as a dental anxiety reduction medium among pediatric patients: A randomized controlled clinical trial. Children, v. 9, n. 3, p. 328, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-9067/9/3/328. Acesso em: 20 de set. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.