TRATAMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS NA DENTÍSTICA (ODONTOLOGIA)

Jéssica Silveira, Maria Iolanda Costa, Alessandra Oliveira

Resumo


Introdução: a partir do conhecimento mais detalhado acerca da dentística, foi possível realizar uma abordagem terapêutica mais conservadora, nem sempre invasiva, aliada a estratégias de prevenção e promoção da saúde dos dentes e do periodonto. Nesta nova fase da odontologia, preservar estruturas dentárias se tornou imperativo para o sucesso do tratamento. A dentística minimamente invasiva surge como uma abordagem revolucionária na prática odontológica atual, priorizando a preservação das estruturas dentais saudáveis. Diferentemente das técnicas tradicionais, que frequentemente envolvem a remoção extensiva de tecido dental, busca intervenções que minimizem a perda de estrutura, promovendo a saúde global do paciente. Objetivo: explorar os avanços e benefícios das técnicas minimamente invasivas na dentística, ressaltando sua importância na preservação do tecido dentário e no sucesso a longo prazo dos tratamentos. Metodologia: a pesquisa tem caráter descritivo e exploratório, foi desenvolvida por meio de revisão de literatura, utilizando 35 materiais publicados nos últimos 10 anos (2014-2024), nos idiomas português e inglês, encontrados nas seguintes bases de dados: PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico. Revisão de literatura: as técnicas como a remoção químico-mecânica, a aplicação de agentes remineralizadores, a infiltração com resina e o clareamento dental, evidenciam o foco em métodos menos invasivos e altamente eficientes. Paralelamente, a promoção do autocuidado pelo paciente e a incorporação de tecnologias modernas fortalecem a efetividade dessa abordagem, que combina benefícios estéticos e funcionais com a manutenção da saúde bucal. Conclusão: a intervenção mínima na dentística configura um progresso relevante no atendimento odontológico, enfatizando a conservação das estruturas dentárias, a prevenção de problemas bucais e a adaptação do tratamento às necessidades individuais. Palavras-chave: Dentística. Odontologia. Saúde bucal. Tratamento odontológico.

Texto completo:

PDF

Referências


DALLI, M.; ÇOLAK, H.; HAMIDI, M.M. Minimal Intervention concept: a new paradigm for operative dentistry.J Investig Clin Dent. v, 3, n. 3, p. 167-75, 2014.

DENNISON J, HAMILTON JC. Treatment decisions and conservation of tooth structure. Dent Clin North Am. v. 49, n. 4, p. 825-45, 2015.

DIAS, J. da N.; VERAS, I.M.D.;

SANTOS, A. J. S. dos; et al. Técnica minimamente invasiva em lesão

branca hipoplásica: relato de caso. Revista Ciência Plural. v. 7, n. 1, p. 235-244, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.